INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
 
Dias atrás mostrei uma poesia (ainda inédita) para uma pessoa, achei interessante que a interpretação dela não tinha nada relacionado ao que eu estava pensando quando escrevi, e à medida que fomos conversando, percebi que eu tinha interpretado errado o que ela disse, criando assim, eu mesmo, uma terceira interpretação para a minha poesia.
Minha intenção era narrar esta conversa através de uma poesia, mas fiquei com receio de fugir muito do tema que eu mesmo me propus (sou especialista nisso quando escrevo poesias), então optei por crônica, mas não sabendo se realmente isto aqui é uma crônica, resolvi chamar de conversa, mas como o Recanto das Letras não tem esta opção, e eu não tenho a pretensão de criar uma nova modalidade literária, estou classificando como resenha.
Não me lembro agora, qual famoso escritor brasileiro teve um texto seu usado no vestibular de uma importante universidade, envaidecido ele tentou responder as questões de interpretação e se surpreendeu ao ver que “interpretou errado seu próprio texto”.
Lembrei-me de algumas provas de interpretação de texto, onde as minhas notas iniciavam entre 5,0 e 6,0 pontos e após argumentar com os professores, dificilmente estas notas eram inferiores a 8,0 porque os professores não conseguiam convencer “o aluno petulante” de que ele tinha interpretado errado...
A interpretação do texto às vezes causa alguns mau entendidos, seja pela pontuação ou pela interpretação propriamente dita, às vezes imaginamos que o outro quer dizer outra coisa com aquelas palavras, e isso às vezes causa uma guerra devido à falha na comunicação.
Peço perdão aos amigos escritores, se em algum momento (e eu sei que foram vários) interpretei diferente do que vocês se inspiraram.
Confesso que eu gosto de saber o que as pessoas imaginaram ao me ler, mesmo quando não tem nada haver com a minha inspiração...
DEUS nos permita ler, escrever e interpretar muita coisa nesta vida.
Prometo que em breve postarei a poesia que deu start a esta conversa.
Alcir Andrade
Enviado por Alcir Andrade em 15/07/2020
Reeditado em 02/03/2021
Código do texto: T7006392
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.