Comparação entre monarquia//ditadura, democracia representativa e participativa
Segundo uma perspectiva individual...
Monarquia: você praticamente não tem voz. As pendengas de sua vida são direta a indiretamente decididas por um grupo minúsculo de poderosos que são escolhidos por sua consanguinidade, nunca por mérito ou pela sabedoria de poderem ser justos contigo.
Ditadura: você também não tem qualquer poder de decisão, sempre à mercê dos poderosos, porque o nível de discrepância hierárquica é tão alto quanto o de um regime monárquico.
Democracia representativa: o arremedo que temos. Você pode ser representado por um ou mais grupos de identidade política, ideológica, etc.. a partir deste pluralismo que constitui as populações das sociedades complexas. Mas, seu poder individual de participação direta nas decisões é mínimo. Pode ter a sorte de ser contemplado por esses que suposta ou variavelmente o representam.
Democracia participativa: o indivíduo teria, a priori, a mesma paridade de participação e até de decisão, dependendo de seu discernimento ou compreensão do que está sendo abordado, porque nenhuma forma de autoritarismo sem negociação, diálogo ou conciliação seria tolerado.