Resenha crítica da apostila do Curso Alfabetização e Letramento com ênfase no bloco Pedagógico na disciplina: alfabetização de jovens e adultos, ministrado pela professora mestra Solange Alves Braga, na cidade de Vilhena Rondônia em outubro de 2014.
Por Bognar Ronay
Essa apostila contém 26 páginas e está praticamente dividida em duas partes distintas, aonde a primeira tem o seu limite na página 13 avançando poucas linhas na página 14. A partir dessa página encontra-se o artigo que analisa alguns aspectos educacionais pautado em diversas teorias de pensadores renomados e reconhecidos pelos estudiosos desse tema, Educação. A primeira parte está dividida em subtítulos que contemplam análises pertinentes ao tema em estudo.
No primeiro momento, a autora faz uma releitura da atual realidade escolar no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ela comenta sobre a evasão que é uma realidade ainda não superada tanto pelos alunos quanto pelos professores. Diz a professora Solange, em sua análise que a própria escola é uma grande vilã nesse processo, pois muitas das vezes não se dispõem de métodos atrativos que ofereçam aos alunos um estímulo para se manterem estudando. Essa responsabilidade recai sobre os docentes que têm o contato direto com os alunos além de ter plenos poderes para ministrar suas aulas como bem lhe parecer melhor, diz a professora.
Nesse seguimento, o aluno do (EJA) é um aluno que praticamente já cumpriu uma carga horária diária e separa esse tempo à noite para estudar. Quando chega à escola, não vê uma ministração atrativa que o motive a estudar, e por falta de estímulos finda desistindo.
Na sequência são apresentados diversos relatos de professores que realizaram uma dinâmica aparentemente simples, mas eficaz, e que dão resultado. Quer esse estudo mostrar que mesmo com formas simples, quando aplicadas geram efeitos surpreendentes, tanto para o aluno, quanto para o professor. Em seguida, a autora apresenta parte da teoria de Paulo Freire que sustenta a tese levantada de como se ministrar uma aula em que motive os alunos a permanecer na escola.
A teoria postulada pelo professor Paulo Freire trata de métodos de ensino/aprendizagem. Esses métodos estão divididos em que ele nomeia de fazes. Nelas são apresentados diversos fundamentais pontos aonde exemplifica as prováveis formas em que o aluno melhor se identificaria e teria maior facilidade de aprendizado.
Um dos pontos evocados pela autora é o de que o ensino precisa estar inserido de forma conjugada com o cotidiano dos alunos. É interessante que essa aplicação seja constante, pois de outra forma o processo de ensino/aprendizagem perderá o seu verdadeiro significado para os alunos e dar-se-á lugar para a tão discutida evasão escolar. No último tópico dessa primeira metade denominado “Paulo Freire: A metodologia que revolucionou a alfabetização de jovens, adultos e idosos nas camadas populares”, com esse tópico, a professora Solange, através do discurso freiriano enfatiza a contribuição legada por esse “mago” da educação e diz que “nesse contexto devemos enfatizar que a proposta de Paulo Freire foi construída num passo a passo buscando entender as diretrizes da educação de adultos”.
A autora reproduz a fala de Freire expressando sua frustração em relação às autoridades da época, pois o impediram de desenvolver um projeto eficaz que contribuiria maciçamente para um melhor desenvolvimento da educação brasileira! Porém, isso não impediu que o seu legado fosse edificado e pudesse ser uma ferramenta disponível para todos os educadores que pretendem desenvolver uma atividade criativa capaz de provocar nos alunos um aprendizado de qualidade.
A segunda metade desse estudo intitulada “Andragogia – uma concepção filosófica e metodológica de ensino e aprendizagem” é apresentada em forma de um artigo. Inicialmente, a docente nomeia como princípios que estão organizados em 14 unidades. Todos eles trazem orientações para o professor se nortear e manter o equilíbrio entre ensino/aprendizado.
A seguir com o título do tópico três (Revendo os nossos conhecidos Modelos Educacionais.), propõem-se abrir uma discussão sobre os modelos educacionais atuais. Essa análise também reflete sobre o nível de aprendizado do adulto, bem como suas reais possibilidades de aprendizagem.
A partir da página 17 a autora faz uma releitura de várias teorias em que são apresentados conceitos diversos sobre a atual realidade da educação de jovens e adultos, bem como, orientações para que o processo de ensino/aprendizagem seja eficaz. A seguir é comentado sobre o conceito de Andrologia que segundo ela é “a ciência de ajudar o adulto a aprender, em oposição à Pedagogia, que cuida do ensino de crianças”. Nessa perspectiva, discutem-se as possibilidades de ensino/aprendizagem a luz de diversas teorias que permeiam esse tema estudado.
Sendo assim, é demonstrado um pouco da história desse conceito, como ele foi visto durante o ano e sua aplicabilidade para a educação de jovens e adultos. A seguir é apresentado um quadro comparativo entre Pedagogia e Andrologia. Após tem-se a reflexão das duas fontes analisando os pontos divergentes e os convergentes.
Nessa mesma vertente é apresentado um postulado de Paulo Freire que diz “um dos pressupostos do método de Paulo Freire é a idéia de que ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho. A educação, que deve ser um ato coletivo e solidário - um ato de amor, dá pra pensar sem susto -, não pode ser imposta.” E dessa forma esse trabalho se encerra com um projeto que pode ser aplicado na prática. Nele são destacados e exemplificados pontos que podem ser trabalhados na sala de aula e ministração de conteúdos.
A apostila encerra com a apresentação e análise dos números gerados pelos órgãos que coordenam essas estatísticas. Os resultados não são animadores, nota-se que há muito ainda o que fazer, e além do mais preparo de profissionais qualificados que consigam exercer com precisão o ofício da atividade.
Essa apostila é um material relevante e seu conteúdo é de grande importância para principalmente os profissionais da educação que trabalham dentro ou fora da sala de aula. Também é de grande prestígio para estudantes quem quer estar informado de como caminha o sistema de educação de jovens e adultos em nosso país.