EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E REDES: UMA NOVA ABORDAGEM.

VALE*, Gláucia Vasconcelos; WILKINSON**, John; AMÂNCIO***, Robson. Empreendedorismo, Inovação e Redes: Uma nova Abordagem. RAE-eletrônica, v. 7 n. 1, Art. 7, jan./jun. 2008. *Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras Interesses de pesquisa nas áreas de empreendedorismo, redes organizacionais, competitividade, estratégia e desenvolvimento.**Doutor em Sociologia pela Universidade de Liverpool e Pós Doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade de Paris XIII. Interesses de pesquisa na área de sociologia econômica.***Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Interesses de pesquisa nas áreas de gestão social e ambiental e economia do meio ambiente.

João Fernandes Lopes

Rosilene Feiteiro de Melo

No texto sobre empreendedorismo, os autores debatem de forma clara e objetiva sobre a pessoa do empreendedor e o ato de empreender, e mostram que isso não se limita ao que muitos imaginam, estudos recentes destacam o empreendedor como um criado de redes, alguém que olha com um olhar diferente para coisas comuns do dia-a-dia e procura trazer melhorias e inovações. Ele tem fundamental importância dentro das organizações, pois sempre está buscando inovações para o meio em que está inserido.

Uma definição que o texto trás em relação ao empreendedor é: pessoa que assume riscos em condições de incerteza, fornecedor de capital financeiro, decisor, líder industrial, gestor ou executivo, dono de empresa, contratante, árbitro no mercado, entre outros.

O empreendedor pode ser vislumbrado como um articulador, com capacidade de unir e conectar diferentes atores e recursos dispersos na sociedade e no mercado, agregando valor a atividade produtiva. Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre imaginação e criatividade e imaginação.

Desse modo, o economista austríaco Joseph A. Schumpeter, (1942), associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico. Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados, trata-se de destruir o velho para se criar o novo.

Pela definição de Schumpeter (1942), o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele considera como o empreendedor. Pode-se entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

Neste contexto, é comum pensar que o empreendedorismo está ligado apenas à criação de novos negócios, mas não é bem assim. Profissionais que se destacam em seu trabalho por estarem sempre em busca das melhores e mais inovadoras soluções também podem ser considerados empreendedores, mesmo em empresas já consolidadas.

Assim, um empreendedor é um indivíduo que não espera as coisas acontecerem, mas é uma pessoa proativa, ou seja, faz as coisas acontecerem. Um empreendedor está altamente motivado, tem boas ideias e sabe como programá-las de forma a alcançar os seus objetivos. Um empreendedor é alguém que não tem medo de iniciar projetos de uma forma arrojada. Por esse motivo, é bastante comum um empreendedor assumir a direção de uma empresa. Alguém que empreende acredita no seu potencial, apresenta capacidade de liderança e consegue facilmente trabalhar em equipe.

Além disso, o empreendedor sabe que um fracasso é apenas uma oportunidade de aprender e ser melhor, e não se deixa abalar com isso. O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos.

Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário da economia.

Deste feito, surge um questionamento: O que seria ser um empreendedor? Alguns entendem como empreendedor quem começa algo novo, que enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento. Em outras palavras, é aquela pessoa que faz, sai da zona de conforto e da área de sonhos e parte para a ação. Portanto, um empreendedor é um realizador que coloca em prática novas ideias, por meio de criatividade. Isso muitas vezes significa mudar tudo o que já existe.

Neste caso, o empreendedorismo está fortemente relacionado com a inovação, porque pode significar criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

Ademais leituras, segundo o dicionário empreendedorismo significa disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios, iniciativa de programar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.

Assim sendo, podemos destacar como principais características de um empreendedor criatividade, capacidade de organização e planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade para trabalhar em equipe, gosto pela área em que atua visão de futuro e coragem para assumir riscos, interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio, persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas), saber ouvir as pessoas, facilidade de comunicação e expressão.

Dito isso, o empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

Portanto, o empreendedorismo está muito relacionado com a questão de inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir algo novo. Diversas startups, por exemplo, inovam-se dentro de um setor existente.

Contudo, as escolas clássica, neoclássica e Keynesiana de economia, e, em geral, o dito ministram econômico dificilmente tratam da existência do empreendedor, isto se dá por conta do fato de que estas escolas de pensamento econômico tendem, de acordo com Block, Bernett and Wood (2002) a usar o chamado modelo de equilíbrio geral no qual as empresas estão inseridas num modelo de competição perfeita caracterizada por: homogeneidade nos produtos e serviços, tamanho reduzido das empresas de maneira a serem incapazes de influenciar os preços de mercado e informação completa e disponível para todos os participantes do mercado, se o modelo neoclássico de competição perfeita fosse uma explicação correta da realidade, ou se fosse mesmo próximo disso, não haveria a necessidade de propaganda, marketing, brokering [atravessadores] ou de nenhuma outra instituição que lida com a falta de conhecimento sobre produtos ou serviços por parte de produtores ou consumidores.

Prosseguindo o pensamento, apesar disso, e de certa maneira algo controverso, é sabido que o papel do empreendedor de criar e programar inovação estão no centro de qualquer tipo de modelo econômico que funcione bem em longo prazo. Como diz Schumpeter (1942), ele é o agente responsável pela destruição criativa e, portanto, pelo interminável fluxo de novidades e mudanças oferecidas pelas empresas aos consumidores no mercado.

Muitas pessoas dão início ao próprio negócio sem nenhuma perspectiva do mercado. Para alguns, isso demonstra diligência, mas não é verdade. É preciso conhecer o cenário em que vai empreender, pois assim é possível economizar tempo e dinheiro. Acredita-se que empreender é abrir uma empresa, o que não é verdade. Na realidade, empreender está mais ligado a uma postura, como a de encarar os problemas como oportunidades, por exemplo.

É por isso que hoje se fala em tantos tipos de empreendedores, como o corporativo e o social. Contudo, o foco maior ainda está no empreendedor que abre o seu próprio negócio, isto é, no empresário. E o motivo é simples: esse tipo de empreendedor movimenta a economia.

Conclui-se que a o texto sobre empreendedorismo é muito rico em informações, o que contribui para que qualquer pessoa consiga entender o tema abordado, a pessoa do empreendedor e a sua presença, cada vez mais necessária na atualidade, e o quanto esse movimento vem crescendo e ganhando espaço no cenário do mercado moderno, tanto é que cerca de 70% dos brasileiros sonham em empreender em seus próprios negócios.

O texto está mais voltado para o publico que se encontra imerso em algum ramo da administração, bem como pessoas que buscam constantemente novas agregações e conhecimentos para si.

O texto em si não trás desvantagens, pois se acredita que toda forma de conhecimento é sempre bem vinda, como já dizia Francis Bacon: conhecimento é poder, e é realmente isso que o texto trás, conhecimento sobre um tema que não era tão falado, mas está se tornando cada dia mais popular.

A leitura contribuiu, pois esclareceu muita coisa pouco falada, devido os doutores terem estudado mais a fundo sobre o tema, trazendo informações pouco conhecidas em relação ao empreendedorismo na atualidade.

O texto ficaria mais completo se trouxesse mais informações em relação a aplicações práticas, por exemplo: Como iniciar um processo empreendedor, como empreender, entre outros assuntos que não tiveram a atenção necessária.

REFERÊNCIAS

HOTMART, Blog. O que é ser um Empreendedor. Disponível em:

https://blog.hotmart.com/pt-br/o-que-e-ser-um-empreendedor/

SEBRAE. Serviço de Apoio a Micros e Pequenas Empresas. Empreendedorismo no Brasil, 2017. Disponível em:

https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf Relatório de 2017.

SEBRAE. Serviço de Apoio a Micros e Pequenas Empresas. Empreendedorismo no Brasil, 2017. Disponível em:

https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Relat%C3%B3rio-Executivo-Brasil-2018-v3-web.pdf Relatório de 2018.

SEBRAE. Serviço de Apoio a Micros e Pequenas Empresas. O que é ser empreendedor. Disponível em:

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-seeempreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Roselameira e João Fernandes Lopes
Enviado por Roselameira em 21/04/2020
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