Precisão semântica e a confusão entre estética e pragmatismo conceitual
Verdade é o mesmo que conhecimento??
Pois eu sou da opinião de que sim, verdade e conhecimento são praticamente a mesma coisa. E este é apenas um exemplo de sinônimo, de muitos, com significados parecidos.
Mas, então, por que tantas palavras conceitualmente próximas??
Ora, por "mera' questão estética. Mais palavras, mesmo se forem muito parecidas em seus conceitos, menos repetitivos ficam os textos que escrevemos.
Além de um possível excesso de sinônimos, um problema consequente é a confusão entre estética e pragmatismo conceitual. Porque se a existência de palavras, como alegria e felicidade, serve para dar mais beleza aos textos, nós não devemos perder muito tempo tentando procurar ou inventar diferenças entre elas, já que têm praticamente o mesmo significado. Geralmente são palavras com origens etimológicas e culturais distintas, adotadas por uma mesma língua. O ideal/correto é sabermos que são usadas justamente por razões estéticas. Pois essa situação se torna mais complicada quando os sinônimos têm significados essenciais à nossa compreensão de mundo, tal como os exemplos que explicarei abaixo.
Explicando verdade/conhecimento
A verdade tem sido definida como um fato determinado, por exemplo, "É verdade que eu não sou tão alto quanto você". Ou como uma interpretação subjetiva: "A minha verdade não é melhor que a sua". Já o conhecimento tem sido definido como um conjunto de verdades ou fatos organizados, por exemplo, "O conhecimento da geografia se refere à interação do homem com a natureza". Mas, se pararmos para pensar, todo conhecimento é verdadeiro e toda verdade é conhecimento, no sentido de "conhecer", de "saber" sobre o que é real.
Ao buscar pela essência conceitual da verdade, acabei por encontrar um contraste dela, mas com a realidade. A verdade como uma reflexão da realidade a partir da perspectiva de um ser vivo. E a realidade como sinônimo da própria existência, independente se a percebemos ou não.