ESTUDO SOBRE RESENHA CRÍTICA
1. CARACTERIZAÇÃO CONCEITUAL
Conforme Faraco & Tezza (1992), os bons textos internamente apresentam uma unicidade temática e estrutural, o primeiro refere-se ao encadeamento lógico do assunto exposto no texto, já o outro a seqüência ordenada de informações, ambos são fundamentais para a transmissão de argumentos, sobretudo em textos críticos que obedecem a uma esquematização específica, por exemplo, a resenha crítica que se configura por ser um gênero textual muito variável que influencia a formação de opinião das pessoas, participando da criação de imagens sociais: valores estéticos, artísticos e culturais. Trata-se, pois, de um texto sucinto, utilizado vastamente em jornais, revistas e livros. Isto significa que a resenha possui dois traços essenciais:
1.1 A informação – partindo do princípio de que o leitor não conhece aquilo que se vai comentar. Se for um livro, ela indica o assunto, a editora, o número de páginas, até o preço; se um filme, quem é o diretor, quem são os atores, qual o tema, uma síntese da história; se um disco, quais as músicas, as condições de gravação, se uma peça, quem é o diretor, quem são os atores, entre outros.
1.2 A opinião – a resenha emite julgamentos diretos sobre o assunto, em outras palavras, o leitor quer saber se o livro (filme, peça, disco, show...), é bom e por quê.
A resenha, por fim, é escrita de um dia para outro sobre um assunto que também existe de um dia para outro, um filme que entrou em cartaz, um livro que acabou de sair... Então, o caráter efêmero deste texto crítico é um traço elementar de sua natureza opinativa.
2. ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DAS RESENHAS (MOTTA - ROTH, 2001:27)
Unidade Retórica 1: Apresentar o livro (introdução).
Passo 1 – Informar o tópico geral e/ou;
Passo 2 – Definir a audiência alvo e/ou;
Passo 3 – Dar a referência sobre ou autor e/ou;
Passo 4 – Fazer generalizações e/ou (objetivos do texto fonte);
Passo 5 – Inserir o livro na disciplina.
Unidade Retórica 2: Descrever o livro.
Passo 6 – Dar uma visão geral da organização do livro e/ou;
Passo 7 – estabelecer o tópico de cada capítulo e/ou;
Passo 8 – Citar material extra-textual.
Unidade Retórica 3: Avaliar.
Passo 9 – Fazer apreciações sobre os aspectos do livro;
Unidade Retórica 4: (não) recomendar o livro.
Passo 10 A – Desqualificar/recomendar o livro;
Passo 10 B – Recomendar o livro apesar das falhas indicadas.
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FARACO, C. A; Tezza, C. Prática de Texto: para estudantes universitários. 11ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
MOTTA-ROTH, D. Redação Acadêmica: princípios básicos. Santa Maria, RS: Imprensa Universitária/UFSM, 2001.