INSS – EMPRÉSTIMO CONSIGNADO – SEGURO (14/09/2007)
Desde que o governo autorizou esta modalidade, todos os bancos podem intermediar este empréstimo, que pode ser feito em até 36 meses, cuja prestação mensal não pode ultrapassar o valor de 30% da aposentadoria.
O interesse dos bancos para conceder este empréstimo é lógico, porque o risco de inadimplência é zero, uma vez que o valor já vem descontado no próprio benefício.
O governo deveria ter instituído um seguro obrigatório para cobrir o valor total emprestado, em caso de morte, para não prejudicar os beneficiários- pensionistas. O custo da apólice seria bancado pelos bancos ou pelo próprio governo.
INSS – CRÉDITO CONSIGNADO – TURISMO
A ministra do turismo, Marta Suplicy, anunciou um novo crédito para os aposentados aproveitarem os pacotes turísticos, para viajarem e aproveitarem a viver a vida.
Serão oferecidos pacotes turísticos, via terrestre e via aérea, classificados de populares ou de luxo. Obedece ao mesmo sistema, com prazo de 12 meses, juros de 1% ao mês e 30% de comprometimento.
A meu ver, só vai favorecer aos aposentados ricos, que antes gozavam suas viagens e agora podem recorrer ao empréstimo, principalmente quem ganha acima de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). A maioria dos aposentados, cerca de 90%, não terão este privilegio, porque o valos dos seus benefícios, mal e mal, dá para pagar os remédios e o restante para sobreviver.