DEPRESSÃO - SETEMBRO AMARELO!

Depressão: a doença silenciosa que pode levar ao suicídio

A depressão é uma doença que atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Os dados são expressivos e reforçam a necessidade de ampliar as pesquisas e as informações sobre o assunto, até porque ainda há muito preconceito em relação a quem tem esse diagnóstico. Para aprofundar o entendimento sobre o tema, o psiquiatra Neury José Botega escreveu A tristeza transforma, a depressão paralisa, sua primeira obra voltada para um público não acadêmico.

O livro tem o objetivo de orientar pacientes e familiares. A primeira parte é destinada principalmente a quem está com depressão. A segunda, aos familiares. Na terceira parte, “a abordagem é mais densa, relacionada à formulação do diagnóstico de depressão e ao tratamento dos quadros graves da doença”.

Provavelmente você já conhece ou ouviu falar sobre alguém que enfrentou a depressão. Isso por quê, em todo o mundo, aproximadamente 121 milhões de pessoas sofrem dessa enfermidade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A depressão é uma doença grave que, se tratada corretamente, tem cura. Cerca de 60% a 80% dos casos podem ser tratados com medicação e psicoterapia em um atendimento primário. Sendo assim, identificar os sintomas da depressão, entre eles a falta de ânimo para viver, sensibilidade e emoções a flor da pele, distúrbios no sono, e entender a seriedade da situação é o primeiro passo para ajudar a pessoa depressiva a reverter essa situação. São várias as causas da doença, e em muitos casos seu aparecimento está associado a fortes impactos vividos, como perdas, lutos, doenças, conflitos nos relacionamentos, dificuldades ou perdas financeiras.

Por se tratar de um problema que se agrava aos poucos, é comum que a doença seja diagnosticada em um quadro já avançado, e as vezes, não sendo tratada com a devida importância. O maior problema é que em apenas 30% dos casos os pacientes recebem um tratamento adequado, e o agravamento da doença pode levar a pessoa portadora ao suicídio. De acordo com a OMS, de cada 100 pessoas com depressão, 15 delas decidem colocar fim a própria vida. Nesses casos mais extremos, em que ocorre tentativas de suicídios ou, até mesmo o suicídio, a pessoa diagnosticada não necessariamente deseja pôr fim a própria vida, mas pedir desesperadamente por socorro.

Bem, particularmente tenho pesquisado muito a respeito. Uma doença que se impregna em nosso ser, e não tem data marcada para ir embora.

A depressão não deve ser confundida com tristeza, que é um sentimento normal. Botega compara que, como uma febre, a tristeza “indica que algo não está bem, que um significado deve ser buscado para a angústia que nos afeta”. Esse sentimento, potencialmente, pode ser transformador, mas muita gente não consegue lidar bem com ele porque “estamos em uma era do imediatismo e da superficialidade feliz das imagens postadas”. Depressão, por outro lado, consiste em uma doença paralisante. “Tem determinação biológica e pode, na maioria das vezes, responder bem a um tratamento”, explica na entrevista a seguir, concedida por e-mail à IHU On-Line.

É comum haver preconceito em torno de pessoas depressivas porque, conforme Botega, “ainda há a crença errônea de que só fica deprimido quem é fraco, quem não tem preocupações e responsabilidades e, também, de que para sair de um estado depressivo, só depende da pessoa adoentada”.

Sentimos uma tristeza profunda na alma, falta de coragem para sair da cama. Lembranças desagradáveis nos assolam o pensamento. Parece que só quem sente, entende. O coração despedaçado e sangrento, duma hora tão difícil e tão costumeira em meus dias. Saibam, que essa é a doença do século, Não devem rir ou achar que a pessoa está com frescuras. Agradeço a leitura e desejo dias melhores para nosso mundo e para quem tem essa doença...

Depressão: a doença silenciosa que pode levar ao suicídio

De acordo com a OMS 15 a cada 100 pessoas com a doença decidem pôr fim a própria vida.

PESQUISAS:

Logo Clínica Sayão

POR CLÍNICA SAYÃO

OUTROS SITES DE DEPRESSÃO

Luiza De Marillac Michel
Enviado por Luiza De Marillac Michel em 08/09/2019
Reeditado em 09/09/2019
Código do texto: T6740113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.