GP da Espanha - 1975: uma tragédia anunciada!
Um dos mais um trágico grande prêmio da Formula 1, realizado no dia 27 de abril de 1975.
O campeonato antes do GP da Espanha em Montjuich Park, era equilibrado. Em três corridas, três ganhadores diferentes e o Brasil tinha o líder e o vice-lider do campeonato a essa altura: Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace.
Mesmo com problemas na segurança da pista, a FIA fez vista grossa para checagem do circuito, a prefeitura de Barcelona havia prometido concluir todas as exigências. Chegando os treinos livres de sexta feira, os pilotos perceberam algo estranho na pista. Havia guard-rails soltos, não segurando um esbarrão mais forte, o palco para confusão estava armado. A GPDA (Grand Prix Drivers Associantion) se reuniu exigindo obras imediatas no circuito sob a ameaça de não irem para a pista. Com pressão dos patrocinadores e dos organizadores do GP, alguns pilotos que não faziam parte da GPDA resolveram sair dos boxes e treinar. Ickx, Brambilla e Hunt foram os primeiros, depois seguiram mais alguns.
Os administradores do circuito interviram a tempo e iniciaram uma obra para fixação dos guard-rails, só que precisava de muita mão de obra para realizar o serviço. As equipes mandaram alguns mecânicos que ficaram a cargo de martelar e parafusar.
Sábado de manha, o circuito parecia melhores condições, mas alguns pilotos relutavam em correr, encabeçando este grupo Emerson Fittipaldi. Depois de muita discussão e ânimos aflorados, os pilotos decidem correr. O GP vai acontecer!
Os pilotos vão a pista, Emerson se negava a correr. Sob grave punição se desobedecesse as ordens do patrocinador, Fittipaldi da algumas voltas lentamente no circuito alegando problemas no carro. Ele não se classifica para o GP.
A Ferrari domina os treinos e coloca Lauda e Regazonni na primeira fila, seguido por Hunt e Andretti.
Começa a corrida. Logo na largada uma confusão: a Parnelli de Mário Andretti da um leve toque na Ferrari de Niki Lauda, fazendo-o bater contra o Guard-rail, mas não antes de levar seu companheiro de equipe Regazonni junto.
Regazonni mesmo com o bico quebrado e o pneu furado consegue levar seu carro ao Pit. Se unindo a Emerson, Arturo Merzario e Wilson Fittipaldi dão somente 1 volta e recolhem seus carros para os boxes em forma de protesto.
Com o bate bate da largada, Hunt e sua Hesketh se aproveitam do momento e partem para a ponta, não por muito tempo. A sina do primeiro colocado bater continua, um por um eles vão saindo da prova, depois de Hunt abandonar foi a vez de Andretti, que tinha tudo para vencer não fosse a traiçoeira pista espanhola. Na volta 17, Rolf Stommelen com sua Embassy Hill novinha se viu na ponta do GP, mas seguido de perto pela Brabham de Pace, a pressão continuou volta após volta até a 26, quando a tragédia acontece. Em uma parte de altíssima velocidade do circuito, a rasante, o novo suporte de fibra de carbono da asa traseira da Hill se quebra, provocando o total desprendimento da asa traseira do carro, justamente no ponto onde os carros precisavam de maior pressão aerodinâmica para não decolar. Pace não conseguiu desviar a tempo e viu de camarote Stommelen voar sobre os guard-rails e ir para cima de um posto de bombeiros onde três deles morrem instantaneamente com o violentíssimo choque a mais de 250 km/h. Sobrou para um fotógrafo que ficava à beira da pista. Com o impacto, os fios de comunicação se romperam e os comissários não tiveram como avisar o acontecido rapidamente para a direção de prova.
Resultado, a prova só foi suspensa depois de aproximadamente 10 minutos do acidente. Sabendo do acontecido, a direção de prova imediatamente dá a bandeira vermelha e interrompe a prova.
Além de 4 mortes no local, o acidente feriu várias pessoas, uma delas morreria dias depois em um hospital da região. Stommelen escapa vivo do acidente, mas com muitas dores e fraturas,. Fica aguardando o atendimento médico dentro de sua Hill retorcida.
Com a prova encerrada antes de seu fim, os pilotos receberam metade dos pontos da prova. A vitória foi herdada por Jochen Mass.. Ickx de Lotus e Reutemann de Brabham completam o pódio. Menção honrosa para a italiana Lella Lombardi, que se tornou a única mulher a marcar ponto na F1 chegando em sexto.
Com um fim de semana tão trágico como este, a bela Montjuich nunca mais sediaria uma prova da categoria.
As condições da pista eram as piores possíveis. Todos os pilotos reclamaram, chefes de equipe reclamaram mas não adiantou. Emerson, que era o campeão do mundo na ocasião foi quem liderou o "motim" dos pilotos mas os patrocinadores não quiseram conversa e acharam que o fato dos guard rails estarem presos com arame em vários pontos do circuito não queria dizer nada. Ele largou em último no grid de propósito. Deu uma volta com o braço esquerdo para o alto para simbolizar o protesto e parou no boxes. Acho que no primeiro terço da prova, Rolf Stommlem, saiu da pista e voou no público matando cinco pessoas. A corrida parou ali e aí começaram as desculpas. O diretor do Automóvel Clube Espanhol falou para Reutemann que providências seriam tomadas para melhorar a segurança ao que Reutemann respondeu:
-Ahora é muy tarde.
Jody Scheckter deu a cara à tapa e declarou.
-Nos acovardamos. O único homem entre os pilotos é o Emerson.
Um GP para ser lembrado para sempre em questões de segurança.