"O que aconteceu com o homem de aço?": o final para a história do Superman, numa coletânea que reúne três histórias emblemáticas do mestre Alan Moore
"O que aconteceu com o homem de aço?" (Whatever happened to the man of tomorrow?), livro que reúne três histórias em quadrinhos escritas pelo genial Alan Moore para a DC Comics, nos anos 80. A história que dá nome ao livro é considerada uma das melhores já escritas para as HQs e foi desenhada por Curt Swan, com arte-final de George Pérez (que eu conheci pessoalmente uns dois anos atrás) e Kurt Schaffenberger.
O personagem Superman surgiu em 1938 na revista Action Comics # 1, tendo sido criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. Após mais de 500 números publicados, em meados de 1986, Julius Schwartz, editor da DC, e o já citado Curt Swan (um dos desenhistas que mais trabalhou com o personagem) iriam se aposentar. Schwartz então procurou Alan Moore para escrever o final, a "última história" do Superman. Com um tom mais adulto e dramático, Moore imagina como seria a derradeira batalha do personagem com seus inimigos e como Superman perdeu tudo, exceto uma única coisa. A imagem que consta na página que encerra a primeira parte da história, com Superman chorando de medo, por achar que vai morrer, é uma das mais famosas da história dos quadrinhos.
O livro ainda traz outras duas interessantes histórias de Alan Moore com o personagem: "A linha da selva" (The line of the jungle), que tem a participação do personagem Monstro do Pântano, e "Para o homem que tem tudo..." (For the man who has everything), sendo essa igualmente lembrada como uma das melhores já escritas para o Superman.
Sobre "O que aconteceu com o homem de aço?" (com spoilers):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Whatever_Happened_to_the_Man_of_Tomorrow%3F
Sobre "Para o homem que tem tudo..." (com spoilers):
https://pt.wikipedia.org/wiki/For_the_Man_Who_Has_Everything
(MOORE, Alan; PÉREZ, George; SCHAFFENBERGER, Kurt; SWAN, Curt: arte de Curt Swan, George Pérez e Kurt Schaffenberger; letras de Denise Araújo e Silvia Lucena; roteiro de Alan Moore; tradução de Fabiano Denardin e Jotapê Martins. Superman: O que aconteceu ao homem de aço?. Barueri: Panini Books (DC Comics), julho de 2013, 132 páginas)
P.S.: Resenha escrita em agosto de 2015.