"Surfista Prateado: parábola" de Moebius e Stan Lee: reflexões filosóficas sobre a influência do pensamento religioso radical numa HQ feita por dois artistas geniais

Uma das melhores HQs da história: "Surfista Prateado - Parábola", graphic novel com texto de Stan Lee e arte de Moebius. Tratam-se de duas lendas dos Quadrinhos reunidas. Stan Lee é, provavelmente, a mente mais criativa da nona arte em todos os tempos, tendo sido o responsável pela criação da maior parte do panteão de personagens da Marvel Comics. Por sua vez, Moebius (pseudônimo de Jean Giraud) é um dos mais incríveis desenhistas europeus, dono de um traço inconfundível, grandioso e expressivo, tendo se destaco principalmente em histórias de ficção científica e fantasia.

Na história, nosso planeta é visitado por Galactus, um alienígena de tamanho gigantesco e poder imensurável. A sua chegada leva o caos e o pânico às ruas. Um importante líder religioso, então, interessado em aumentar sua influência e seu número de fiéis, passa a dizer que é um profeta que se comunica com Galactus que, por sua vez, passa a ser venerado como um deus pela população. Norrin Radd (o Surfista Prateado), um antigo arauto (escravo) de Galactus, último super-herói vivo do planeta, percebendo o perigo, resolve encará-lo, tentando relembra-lo de uma antiga promessa, de que ele não destruiria a Terra. Contudo, Galactus tem outros planos para o planeta.

O grande mérito da HQ é a forma como Stan Lee apresenta o texto. A obra é cheia de reflexões filosóficas, principalmente sobre religião. O modo como as pessoas, em nome da fé, podem cometer o mal; líderes cristãos oportunistas e que exploram o rebanho; a religião vista como uma tentativa de preencher um vazio, uma solidão existencial; a necessidade que a massa de pessoas tem de se sujeitar a um líder, muitas vezes, tirano; e como a mesma massa age com violência quando confrontada com opiniões divergentes.

Todas essas reflexões numa HQ com poucas páginas, o que demonstra o quão genial é o texto de Stan Lee. Há como extra, nessa edição antiga da Abril, um epílogo escrito por Moebius, onde ele aborda como foi o processo de criação da obra. "Parábola" é, nas palavras do artista francês, uma história que 'reflete uma visão profunda, muito pessoal: a de um homem que se sente pessimista em relação ao mundo mas, no entanto, consegue temperar essa visão com idealismo e esperança'.

Eu concordo com Moebius. "Parábola" traz um texto que, em certas páginas, chega a soar poético, que traz uma arte incrível, colorida por Mark Chiarello e John Wellington. Uma excelente leitura!

Há uma outra resenha disponível na internet:

http://www.planocritico.com/critica-surfista-prateado-parabola/

(LEE, Stan; MOEBIUS (Jean Giraud): arte de Moebius (Jean Giraud); cores de John Wellington e Mark Chiarello; roteiro de Stan Lee; tradução da Editora Abril. Surfista Prateado: Parábola. São Paulo: Abril (Marvel Comics), maio de 1989, (Graphic Marvel # 11), 68 páginas)

P.S.: Resenha escrita em 2018.

Manoel Frederico
Enviado por Manoel Frederico em 12/04/2019
Reeditado em 20/04/2019
Código do texto: T6621724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.