"1 litro de lágrimas" de Kita: tocante...
"O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais” (últimas palavras de Aya em seu diário)
"1 Litro de Lágrimas" (Ichi Rittoru no Namida, no original), mangá roteirizado e desenhado por Kita, inspirado num livro de mesmo nome que, por sua vez, foi baseado no diário escrito pela jovem japonesa Aya Kito. O livro foi lançado no Japão e em outros países (incluindo o Brasil). Aya nasceu em 1962 e, quando tinha 15 anos, descobriu que tinha degeneração espinocerebelar, doença terrível e incurável que, aos poucos, ataca o sistema nervoso, afetando a capacidade de se movimentar, de falar, de escrever e de comer; a memória e a mente não são afetadas. O testemunho de Aya serviu de inspiração para milhares de pessoas. Apesar das dores, das dificuldades no convívio social, embora tenha fraquejado em alguns momentos, ela nunca desistiu de viver. Aya faleceu em 1988, com apenas 25 anos...
(KITA; KITO, Aya: argumento e arte de Kita; história de Aya Kito; tradução de Erika Hirata. 1 litro de lágrimas. São Paulo: Newpop (Gentosha), dezembro de 2009, 179 páginas)
P.S.: Resenha escrita em 2016.