Revista Despertai! das Testemunhas-de-Jeová: por que não devemos misturar Religião com Ciência?
Sabe porque não devemos misturar Religião com Ciência? Vou lhes responder com um exemplar de janeiro de 2015 da revista Despertai!, publicada pelas testemunhas-de-Jeová e que tive a infelicidade de ler. O título de capa é: "Como a vida se originou?"
Logo no início, o texto propõe que há duas respostas possíveis: Evolução ou Criação. Aí que mora o problema pois a Evolução (ou Teoria Evolutiva) não diz NADA sobre a origem da vida. Isso mesmo que você leu. A Evolução não fala absolutamente nada sobre o assunto. Não é sequer o foco da teoria. O estudo da origem da vida, embora seja comum ser atribuído à Biologia (que também a estuda), na realidade, é mais foco da Química, da Física e até da Astronomia. Se um texto parte de uma falsa premissa, podemos tranquilamente considerar o texto inteiro incorreto e desonesto!
É importante que se tenha em mente que a ideia de um deus não entra em choque com a Teoria Evolutiva, nem com estudos sérios sobre a origem da vida. Para ser franco, a ideia de um deus é tão genérica que poderia conviver bem com quaisquer descobertas científicas que comprovem o real funcionamento do mundo que nos cerca. Quando a Religião se intromete em questões fora de seu âmbito, ela desinforma e promove o analfabetismo científico, neste caso, algo infelizmente muito comum no Brasil. Soma-se a isso a baixa qualidade do ensino de Ciências e o resultado pode ser considerado desastroso.
Como se não bastasse estabelecer uma falsa relação ou dualidade, a revista possui erros grosseiros e muitas falácias. Identifiquei cinco falácias: 1) Argumentum ad verecundiam. 2) Falácia da complexidade irredutível. 3) Falácia do espantalho. 4) Falácia da explicação incompleta. 5) Falácia do deus das lacunas. Detalhe importante: Foram cinco falácias em um texto pequeno!
Todos são livres para acreditarem no que bem entendem. No entanto, Ciência deve ser tratada com mais responsabilidade e seriedade. Afinal, mais de 50 milhões de pessoas são leitoras dessa Despertai!. Essa mesma revista, por exemplo, já tinha feito uma reportagem totalmente nonsense em 2014, quando cientistas encontraram mais uma evidência para o big bang (as ondas gravitacionais). E digo mais: uma teoria científica só pode ser refutada com outra teoria científica! Se uma pessoa quer realmente entender Ciências sugiro ler... um livro de Ciências! É o mínimo que se espera.
(SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!: como a vida se originou?. Cesário Lange: Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, janeiro de 2015, 16 páginas)
P.S.: Resenha escrita em 2015.