NR 12 - Resenha
A NR 12 determina referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção visando garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, estabelecendo requisitos mínimos visando prevenir acidentes e doenças do trabalho.
A presente norma regulamentadora abrange os processos a respeito a máquinas e equipamentos. O empregador tem como função adotar medidas de proteção para todos os funcionários, principalmente para os funcionários que forem portadores de necessidades especiais, visando garantir a saúde e a integridade física, mental, social e intelectual dos trabalhadores.
As medidas de proteção seguem uma ordem de prioridade, sendo esta a adoção de equipamentos de proteção coletiva, sendo implantada a proteção no local de trabalho.
Quando se tem um ambiente que há instalado diversas máquinas e equipamentos, é necessário possuir um arranjo físico e instalações apropriadas para suportar toda a aparelhagem e garantir um local salubre.
Os equipamentos e as máquinas devem ter sistemas de segurança que contenham proteções fixas, móveis e dispositivos de segurança que contenham proteções fixas, móveis e dispositivos de segurança interligados, garantindo, proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores. Esses tipos de sistemas devem considerar as características técnicas de cada máquina e equipamento para serem eficazes.
Todas as máquinas devem conter um ou mais dispositivos de parada de emergência, sendo evitadas situações de perigo, este dispositivo nunca deve ser usado para dar partida nem ser acionado. Eles devem ser posicionados em locais de fácil acesso e visualização pelos operadores em seus locais de trabalho, devendo ser mantidos permanentemente desobstruídos.
É importante vir a ressaltar, que há riscos adicionais no manuseio da máquina, seus componentes e matérias primas e que uma medida de controle deve ser adotada para cada risco identificado. O empregador deve procurar manter um inventário de cada máquina, os operários devem receber treinamentos específicos, a segurança deve ser eficiente e eficaz e o trabalho desenvolvido em harmonia com produtividade.