OPORTUNIDADE: JANELAS DE OPORTUNIDADE. MAPAS MENTAIS, TEMPESTADE DE IDEIAS, SELEÇÃO, ENTREVISTAS, ORGANIZAÇÃO DE TEXTOS E CONVERSAS...

Como seres em formação e tendo metas no nosso PPV - Projeto Pessoal de Vida - seja emocional seja profissional - há de ser por toda a vida.

https://br.pinterest.com/pin/840554717929759450/

A dignidade humana é um bem e dom, desafio e abertura à complexidade incrível, ineroxável e irredutível a quem quer que seja e não se acaba com as demandas e exigências do sistema ideológico e do ídolo Lucro, poder, riqueza, sexo, prazer, status quo...

A base sobre a qual se consolida a dignidade das pessoas habita o mundo profundo do Eu e da sua relação com a humanidade, a natureza e o sobrenatural. As culturas não são meios em si, mas vivas condições de cultivo das dignidades e amadurecimento do ser para o Ser Maior, Deus. Eu estou dentro de Deus: veja a própria palavra a nos explicitar a verdade sobre uma das dimensões possíveis do nosso viver e a causa primeira e última de nossa felicidade Eterna: a comunhão divina.

J B Pereira

https://bmail.uol.com.br/?xc=4adb497461579dc24313686f01c49815#/webmail/0//INBOX/page:1/MjU4OTU

O projeto de vida implica a busca da verdade, do equilíbrio ou seja, amor, bondade, sabedoria, compaixão, sensibilização... que afetaram nossas competências e habilidades hoje e sempre.

"Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração." (Jesus)

Creio que a maturidade seja um processo existencial de acertos e equívocos. A busca da verdade é temperada pelo afeto. O estudo de si e dos outos como condição de nossa sociabilidade e interacioanlidade educacional permanente.

"Nada chega a mente sem antes passar pelos sentidos..." (Aristóteles) implica o reconhecimento do corpo como condição vital e prática, fundante da relação homem-mundo-outros-Deus- natureza para se chegar a educação integral de si como pessoa, cidadão corresponsável...

"Dê-me uma alavanca e levantarei o mundo..." (Arquimedes). Penso que as ciências e saberes nos instigam a conhecer a si e o mundo e seu funcionamento para encontrarmos em parte com os outros o sentido da vida... Ninguém é dono total e irrestrito de si: a liberdade é ser-aí Dazein, dos existencialistas. Não se pode erguer sozinho a casa de seu coração sem a alteridade: a identidade é relativa ao outro de quem convivemos e o lugar em que nos marca e estamos inseridos como ser-no-mundo.

"Não estamos prontos. Estamos em contante gestação..." (Guimarães Rosa: Grande Sertão: veredas). Aqui é o nó da nossa capacidade de ser nós: eu em ti e tu em mim, tu nele, ele em ti, nós em nós e em vós, por um outro ao totalmente Outro Sublime e Sobrenatural, irredutível, inominável, a não ser na Escritura como Deus, Javé, Adonai... Senhor do Céu e da Terra, Pai-Nosso, Jesus, Espírito Santo.

Da mundeneidade à teodiceia, esta à teologia, sem descurar ou descuidar da historicidade do humano e da ecologia planetária e cósmica.

A vida tem dimensões muitas e irredutíveis: cada qual se implica e imbrica na outra para constituir a complexidade de que somos forjados na existência pequena e conflitante, tensa em busca de democratizaçãoe e cidadania corresponsável por tudo e por todos...

Não estamos só! Embora mortais e limitados, sujeitos a erras e definhar por vezes em corrupção e maldades, injustiças e hipocrisia..., nós somos conclamados no plano divinal a formar uma comunidade maior e plena de sentido e vivência, depois de nossa existência e sofrência... Nossa vida desemboca na Eternidade de que somos essencial e ontologicamente conclamados pelo Batismo e pela fé no amor a Deus Uno e Trino, eis as verdades do cristianismo, que confesso.

A neurociência ajuda-nos a ver como organizar, selecionar e distinguir o que precisamos na hora certa: é preciso ler, visualizar o que necessita, apropriar-se de tecnologias novas, usar inteligente e eticamente o celular para o bem, fazer mapas de ideias ou tópicos com canetinha ou canetas de cores diferentes sobre o que você sabe e ligar melhor e curiosamente o que tem a ver com o que vai usar de momento ou o que vai ser útil em entrevistas, aulas, encontros, palestras, conversas ...

As janelas de oportunidade são a associação quimico-emocional-intelectual dos neurônios no cérebro de tal modo a ajudar a entender a si, aos outros e aos seu mundo em constantes e rápidas transformações. É uma espécie de organização de buscas mentais e mapas mentais de que estão disponibilizados no momento das reflexões e ações e práxis.

J B PEREIRA

https://bmail.uol.com.br/?xc=4adb497461579dc24313686f01c49815#/webmail/0//INBOX/page:1/MjU4OTU

___________

COMO ESTUDAR COM O MÉTODO CORNELL?

November 02, 2018 - 0 Comments

No ensino médio, eu não tinha costume de estudar e passava nas provas por pura sorte, mas assim que entrei na faculdade isso mudou. Tive que aprender na marra como estudar e qual método funciona pra mim.

No meu caso, eu tenho uma memoria fotográfica boa, então comigo vale a pena fazer resumos mais detalhados e bem coloridos, para que na hora da prova, eu consiga lembrar mais do conteúdo. E um dos que vem funcionando comigo, é o método Cornell.

O método Cornell foi desenvolvido na Universidade de Cornell com Dr. Walter Pauk e serve para fazer as anotações separando sua folha em três tópicos: anotações, tópicos e sumários. Usando esse método de anotação, você pode conseguir aprimorar seus estudos e conseguir notas melhores.

https://www.isabellaoliveira.org/2018/11/como-estudar-com-o-metodo-cornell.html

__________________

MAPA MENTAL DE PIRAMIDES: AÇÕES E REFLEXÃO EM HIERARQUIZAÇÃO E ORDENAÇÃO DE COMANDOS EM PRÁTICA

https://br.pinterest.com/pin/706924472737222722/?utm_campaign=category_rp&e_t=f5ef4bc3f35f4255877653c8f9728a3d&utm_content=706924472737222722&utm_source=31&utm_term=13&utm_medium=2012

_______________

potência de 10 - matemática em:

https://br.pinterest.com/pin/85075880444213760/?utm_campaign=category_rp&e_t=f5ef4bc3f35f4255877653c8f9728a3d&utm_content=85075880444213760&utm_source=31&utm_term=11&utm_medium=2012

___________

07/02/2019 22:26 - J B Pereira - 10 dicas para ser feliz com os outros e contigo. __

10 dicas filosóficas de seu pai ao viver COM O FILHO - J B PEREIRA

_Humildade e coragem fazem a diferença no coração de quem ama e persevera no bem, no amor, na paz interior.

1. Oração e meditação. Leituras e bons costumes. Boas regras só são boas quando o coração é livre. 2. Seja você mesmo. Nunca se culpe por não ter dado certo depois de tanto e quanto tentar... Nunca desista de seu sonhar e viver - viver de verdade, pois ninguém o pode viver em seu lugar e do jeito que só você pode e sabe viver. Não significa que não possa ser bom, puro, sábio e ouvir os sábios e buscar sabedoria. Cultive o corpo, nunca desista de aprofundar os valores e os dons sublimes e sobrenaturais da alma - para os quais o homem se aproxima de Deus em nome de Jesus. 3. Não somos daqui. Nosso destino é além, mas não significa ignorar a nossa vida real e verdadeira. Seja honesto consigo mesmo. Ao orar, peça a serenidade, fortaleza e temperança em cada seu ver, julgar e agir e celebrar. 4. Felicidade: é processo com etapas e metas. Nunca ponto final. Nascemos para ser feliz... Ainda estamos a caminho, estamos sendo forjados na história com os outros, parceiros da viagem rumo ao futuro. 5. Só temos o presente para nos construir e viver - a vida é milagre de Deus. Fruto de uma aventura e cabe a cada um saber viver e saborear o eterno que existe em si e por si com e sem os outros.

17/02/2019 22:26 - J B Pereira

6. Leitura e cultura nunca são demais. Amigos sempre vivos e mortos: novos e velhos, uns se vão, outros vêm...Medalhas é ser de amigos: existimos de certo modo para ser com os outros e ser para os outros, sem deixar de sermos quem somos. 7. A vida sem amigos e triste e o poder é perigoso. Mas, vivemos sob o poder de alguém e algum lugar. Feliz de quem tem poder e sabe servir e ajudar os outros. É como ter a ponte que liga nações e a faca e o queijo na mão: nunca desperdice uma boa chance de crescer se continuar sendo bom e fazendo bem a si e aos outros. O poder é para governar. Líder é diferente de chefe. É difícil conciliar e ter os dois juntos na mesma e única pessoa. Nada impossível: porque senão não teríamos bons governantes e bons líderes... 8. Quantidade não é qualidade. Ter muito poder, muito carro, muito dinheiro, muita força, muita mulher, etc. não são sinais de que nos garantam a felicidade e qualidade de Vida. Padrão de vida não é qualidade de vida. 9. Veja os adolescentes que surpreenderam o mundo em: https://www.youtube.com/watch?v=OeWSEG2_SUo 10. O que não e pratica ou esquecemos ou guardamos o rudimento ou o essencial. Não sabemos tudo: aprendemos o que precisamos e o cérebro retem o que necessitamos para a vida prática e nos vislumbramos com mentes brilhantes a revelarem lições e conhecimentos extraordinários, o QI acima do normal?

As janelas da oportunidade são várias conquistas que fazemos na vida emocional, afetiva, espiritual, profissional e social.

_____________

SHAOLIN O ÁGUIA NEGRA 1974 (Dublado) Lei Cheng, Tong Lung - Filme Completo.

https://www.youtube.com/watch?v=OOMRkWLM0rQ

J B Pereira e https://br.pinterest.com/pin/800514902492701132/?utm_campaign=category_rp&e_t=f5ef4bc3f35f4255877653c8f9728a3d&utm_content=800514902492701132&utm_source=31&utm_term=7&utm_medium=2012
Enviado por J B Pereira em 08/02/2019
Reeditado em 20/02/2019
Código do texto: T6570430
Classificação de conteúdo: seguro