Compostagem Em Casa
São necessários esses materiais:
Caixa de madeira de 50x50 cm sem fundos ou delimitar o local que vai receber os resíduos(lixo). Palha, folhas, grama, galhos, matérias orgânicas provenientes de poda, varrição ou corte por manutenção. Resíduos orgânicos da cozinha(lixo), separado dos materiais recicláveis.
Como Fazer:
Todos os dias descartar os resíduos(lixos) no local escolhido, misturando com uma quantidade de folhas ou palha e cobrir a mistura com palha. Esta cobertura com palhas ou folhas, para que não atraia moscas ou vetores, para que a compostagem seja feita com sucesso. Pode-se trocar o local da compostagem cada vez que preencher o espaço da caixa, acima citada. Pode-se também abastecer até uma altura de aproximadamente 50 cm e depois do prazo de maturação, usar o resíduo onde quiser. Após 30 a 45 dias, se não for trocar de lugar o resíduo pode plantar diretamente no local da compostagem a planta que desejar.
Benefícios
Fim da lixeira em frente da casa,
Fim dos cães mexendo nos resíduos, espalhando também nas calçadas.
O caminhão da coleta de lixo, não ficará mais na frente da casa.
Compostagem De Resíduos Orgânicos
A compostagem é uma prática antiga, tendo sido esquecida devido ao crescimento populacional das cidades. A facilidade da coleta de resíduos trouxe a famosa zona de conforto. Atualmente há grandes desafios em relação á sustentabilidade do planeta.
A prática de compostagem de resíduos domésticos é um desafio atual, o morador, gerador de resíduos é co-responsável no destino correto de resíduos de acordo com a Lei 12305 que disciplina a matéria.
O Poder Público tem o dever de acordo com a Legislação de propor alternativas para o tratamento de resíduos e a população está obrigada a aderir sob pena de incorrer em crime ambiental.
Esclarecido ás obrigações a compostagem pode ser feita de maneira descentralizada e de várias maneiras, em pequenas áreas e seu composto final, adubo, podendo ser usado em hortas, flores e plantas.
A compostagem na própria área da residência é a melhor maneira de se tratar o resíduo, sendo o morador o maior interessado no produto final, o adubo para usar a sua própria horta ou flores.