Modernidade líquida: descarte do tempo e das utopias, fim das grandes narrativas. Leia Lc 19, 41-44.

Este amigo correto, o evangelho busca vivenciar!

___ Moderno é o momento de cada época. Modernismo é o estilo literário. Modernidade é a transformação da sociedade a partir do século XIX (liberalismo, conquistas do USA, etc. , em que a Europa vive as revoluções burguesas I e II, com o elogio à máquina a Vapor e à eletricidade (com a denominação Futurismo e Cubismo - vanguardas Europeias.).

__ Houve grande contestação de educação e se posicionou contra o capitalismo (marxismo).

__ "Modernidade tardia" (pós- estruturalismo, pós-fenomenologia) é a vivida nos países neocoloniaistas ou pós-colonianistas, trata-se de uma contradição em imitar modelos europeus de moda, música, vanguardas, arquitetura, etc. como no Rio de Janeiro em 1910 com a construção da Avenida até o Porto, novos casarões do Café. Isso se deu também em São Paulo...

___ Modernidade líquida: descarte do tempo e das utopias, fim das grandes narrativas. Tudo é líquido: o virtual é mais real que o real.

Era das telecomunicações, celular, computador, nudismo, descarte da religião, moral (daí o relativismo ético - tão perigoso, que você nos alerta no seu poema "modernidade" - era dos extremos (A libertação da África, "Apartheid" sul-africano e Mandela, etc.

Eliminação em massa nos campos de concentração, etc. (neo)fascismo, (neo)nazismo, comunismo, socialismo e tiranias - guerras mundiais - poemas da melancolia e depressão ...) e era das hipercrises e indiferença da juventude e tentativas de aniquilar a Igreja, a família e os valores do humanismo cristão...).

É a era do nem-nem... dos jovens... dos celulares... do ceticismo, do hedonismo, violências, impactos ambientais, neoconservadorismo, capitalismo corrosivo na globalização e no neoliberalismo etc.

______________________

Lc 19, 41-44

Evangelho do dia

'Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou

a chorar. E disse:

“- Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos!

Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão

de todos os lados. Eles esmagarão a ti e a teus filhos.

E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste

o tempo em que foste visitada”.

Continue Lendo... (Baixar em PDF)

Recadinho

Jesus está triste, chora, pois os habitantes de Jerusalém não o reconheceram nem o aceitaram, nem o escutaram, e por isso não

se converteram para a missão de paz. Permaneceram cegos,

duros de coração.

Dá-lhes um puxão de orelhas por causa da incredulidade e arrogância.

Como é seu coração? Igual ao deles?

Lembre-se que amor verdadeiro não se compra. Que Jesus não chore... por suas ingratidões!... por minhas ingratidões!

A Congregação Redentorista e os Institutos Afiliados.

A Congregação Redentorista, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, em 1732, na Itália, é um instituto religioso missionário, cuja finalidade é continuar o exemplo de Jesus Cristo e pregar a palavra de Deus aos pobres.

Algumas congregações e ordens também vivenciam a mesma Espiritualidade e o Carisma Redentorista, integrando, assim, a Família Redentorista.

São as seguintes: Ordem do Santíssimo Redentor (Irmãs Redentoristas), Filhas de Nossa Senhora de Fátima, Irmãs da Copiosa Redenção, Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, Irmãs Missionárias da Redenção, Mensageiras do Amor Divino e Servos da Misericórdia.

Ser cristão é participar!

“O Senhor é muito generoso! O Senhor abre todas as portas e também entende aquele que Lhe diz: “Não, Senhor, não quero ir contigo!” Entende e o espera, porque é misericordioso! Mas ao Senhor não agrada quem diz “sim” e faz “não!” Quem finge agradecer-lhe por tantas coisas bonitas, na verdade segue seu próprio caminho! Quem tem boas maneiras, mas faz a própria vontade e não a do Senhor, sempre se desculpa! Não conhecem a alegria! Não experimentam a alegria do pertencer!

Peçamos ao Senhor esta graça: de entender bem quão belo é ser convidado para a festa, quão belo é estar com todos e partilhar com todos as próprias qualidades.

Quão belo é estar com Ele e que ruim é jogar entre o “sim” e o “não”, e dizer “sim” mas contentar-se somente em fazer parte da lista dos cristãos!” (Papa Francisco, 05/novembro/2013)

Não se pode destruir uma vida!

"A partir do momento em que os seres humanos são dotados de alma imortal e são criados à imagem e semelhança de Deus, existem dimensões da existência humana que se encontram além dos limites daquilo que as ciências naturais são competentes em determinar.

Se tais limites são violados, há o sério risco de a dignidade única e inviolável da vida humana ser subordinada a considerações meramente utilitaristas”, ressaltou Bento XVI. (Papa Bento XVI, 12/novembro/11)

Obrigado, Senhor Deus!

“Recolhamos, como que num cesto, os dias, as semanas, os meses que vivemos, para oferecer tudo ao Senhor! E questionemo-nos corajosamente: como estamos vivendo o tempo que Ele nos concedeu? Usamo-lo sobretudo para nós mesmos, para os nossos interesses, ou sabemos usá-lo também para os outros? Quanto tempo dedicamos a estar com Deus, na oração, no silêncio, na adoração?”

(Papa Francisco, 01/janeiro/2015)

“Aparecida das Águas” nos convida: Sejamos discípulos missionários do Redentor!

APOIO:

Nossa mensagem lhe foi útil?

- Quer colaborar conosco?

Escreva para:

E-mail: contato@aparecidadasaguas.com

O Vivências de hoje foi composto a partir de publicações de 2011 a 2017, para o Evangelho do dia.

J B Pereira e contato@aparecidadasaguas.com
Enviado por J B Pereira em 22/11/2018
Reeditado em 22/11/2018
Código do texto: T6508674
Classificação de conteúdo: seguro