INTERVENÇÕES DAS ATIVIDADES E DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS MODERNAS NAS AULAS DE TCHOUKBALL MINISTRADAS EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO E SEGUNDÁRIO: à luz das descobertas científicas do doutor Hermann Brandt.

RESUMO INFORMATIVO - ARTIGO EM VIA DE PUBLICAÇÃO

Este artigo tem como principal objetivo analisar as linhas gerais das “Intervenções didáticas e pedagógicas modernas nas aulas de Tchoukball ministradas nas escolas: à luz das descobertas científicas do doutor Hermann Brandt”, Baseada nas contribuições técnicas, necessárias para criação do Tchoukball e principalmente para defender os valores do esporte. Com vistas a oferecer uma prática do Tchoukball a partir das contribuições científicas do doutor Brandt que desde o início dos seus estudos sobre os esportes de equipe, ele visava exclui totalmente a violência no esporte coletivo por meio de um jogo ‘sem contato físico’, portanto, essa é essência real e exata da natureza não agressiva do Tchoukball, ou seja, no Tchouk não envolvem riscos potenciais de contato físico que sempre suscitam conflitos entre jogadores do ponto de vista físico e psicológico. Por esta razão, as reflexões sobre as técnicas e didática da pedagogia moderna foi um dos principais o objeto de pesquisa do doutor Brandt que resultou algumas produções científicas de sua autoria no campo dos esportes de equipe e da atividade física. Essas publicações autorais dele compreendem ainda uma análise integral dos fatores de avaliação (iguais ou diferentes), referentes às relações funcionais, adotando programas comuns, módulos de formação, métodos de aprendizagem e outros instrumentos didático-pedagógicos, além da aquisição de materiais técnicos. Por exemplo: BRANDT, Hermann. Étude critique scientifique des sports d'équipe - Prix Thulin de la FIEP, 1970. Le Tchoukball, le sport de demain. Genève: Editions Roulet, 1971. Titulo em português: “Estudos Críticos e Científicos dos Esportes de Equipe” - Prêmio THULIN da Federação Internacional de Educação Física - FIEF, em Lisboa - Portugal. Trad. e adaptação do Francês (Helvético) em Português do Brasil: FERREIRA, Océlio Antônio. Doutor Brandt fez suas observações com um olhar atento sobre os dados científicos e empíricos, disponíveis sobre os esportes de equipe (ou esportes coletivos), como mencionado acima, adotando uma posição revolucionada sobre o assunto da violência no esporte coletivo. Contudo, esse artigo é muito importante porque visa promover uma discussão mais aprofundada acerca da simplificação das regras do jogo que envolve os aspectos condicionais para o adequado desempenho dos jogadores. E para responder a algumas questões que serão apresentadas no decorrer desse estudo, como por exemplo: Por que as regras do jogo é o meio eficaz de evitar contato físico entre os jogadores e seus oponentes? Quais são os principais pontos de apoio na didática-pedagógica de uma abordagem adaptativa do Tchoukball? Quais os fundamentos teóricos das ideias adotadas por doutor Brandt, especialmente no que se refere à transmissão de suas ponderações para salvaguardar os princípios básicos do tchoukball? Para tal, optou-se em analisar a fundo a obra-prima do Tchoukball, como se sabe escrita pelo doutor Hermann Brandt, fundador desse formidável esporte. No entanto, embora esta definição pareça muito genérica, o Tchoukball é uma atividade esportiva com características especificas. De fato, as peculiaridades como do arremesso de bola, a particularidade do ‘Quadro de Remissão’, um ‘alvo espelho’ do jogo e ainda os espaços livres, são originalmente determinantes no Tchoukball, mas requer habilidades individuais e coletivas a partir das "intenções de jogo", as quais o doutor Brandt se refere em três níveis práticos: estratégias de jogo, organização da equipe, e por fim as respostas motoras dos jogadores. Uma vez que o Tchoukball foi concebido da mistura de outros esportes grupais ou de equipe, como a pelota basca, o voleibol e o handebol, o Tchoukball foi definido pelos atos de execução pessoal, de auto-expressão e autogestão do jogo e propriedade coletiva, ou seja, o jogador de Tchoukball deve saber controlar as situações de ação-reação físico-psicológica e social (trata-se da psicogênese e a sociogênese), no âmbito da atividade humana e da maneira como se comporta uma pessoa quando estão participando de um jogo coletivo. Nesse sentido, não se tenciona reproduzir aqui outros o que já foi dito em estudos anteriormente sobre esse tema, por isso limitou-se em abordar as observações pertinentes às teorias dogmática comprovada do doutor Brandt sobre o objeto de estudo em questão. A fim de assegurar uma coerência entre o teórico e o prático dessa abordagem, todavia, serão substancialmente medidos outros aspectos pedagógicos como, por exemplo, o tipo de equipamentos adequados, as instalações apropriadas e utilizadas na aprendizagem das ‘Mini-situações (jogos reduzidos)’ do Tchoukball. Esses jogos constituem uma novidade de caráter teórico-prático visando dar mais eficácia e agilidade nos movimentos dos jogadores, de forma combinadas que em certos eventos no processo de aprendizagem de um projetos-piloto do ensino do Tchoukball, os jogos reduzidos são necessários para demonstrar na prática a evolução do jogo. A apresentação dos conteúdos desse estudo é constituída por duas partes examinadas: por um lado às alterações das regras do Tchoukball ao longo dos anos, por outro lado, as diferenças nas transposições (adaptações) didáticas, nos diferentes tipos de variantes do Tchoukball. Assim, as pesquisas de doutor Brandt referente à didática e pedagogia do Tchoukball produziram muitas ferramentas e muitos trabalhos com resultados significativos, sobretudo em países Europeus, algumas das quais são utilizadas por instrutores, educadores ou pesquisadores para uma análise didática de atividades físicas e esportivas para fins de novas intervenções esportivas através das particularidades das atividades do Tchoukball. Também, existem muitas ferramentas que se pode utilizar para transmitir as ideias de doutor Brandt às pessoas que pratica o Tchoukball pela primeira vez, no idioma (Português do Brasil). Deste modo, os conceitos mais utilizados são: aspectos e dimensões didáticas do Tchoukball, representações e transposição didática do Tchoukball Clássico nas suas variáveis. As quais muitos instrutores e pesquisadores adotam essas "ferramentas de treinamentos específicas", o que permite uma reflexão sobre a estrutura do jogo, tais como: conteúdos, formação, essência, lógica tática, recursos e situação de jogo. Portanto, foi necessária uma investigação aprofundada, onde se aponta duas classes distintas de textos, tanto quanto possível, objetos de análise que apresentam diferenças técnicas. Sendo favorável o ensino do jogo global, o qual se deve enfatizar ainda a relevância em desenvolver paralelamente o ensino dos jogos reduzidos como principal processo de iniciação ao Tchoukball. Por isso, as necessita-se da adequação das regras do jogo global para o desenvolvimento dos jogos alternativos do Tchoukball. Em síntese, trata-se uma trilha digital de textos muito bem pensados e imagens criteriosas construiu uma mensagem extraordinária de modo a corroborar e aperfeiçoar os progressos textuais sobre o Tchoukball. Obviamente inspirado, aprofundado, debatido e enriquecido pelos princípios tópicos que caracteriza os princípios do Tchoukball, os quais foram idealizados por Doutor Hermann Brandt, mas com os apoios no domínio literário de alguns autores suíços, franceses, britânicos e italianos especializados nessas temáticas do Tchoukball. Essas leituras estimularam-me a escrever esse artigo científico publicado, oferecendo alguns comentários, reflexões e recomendações, que permitiram responder pormenorizadamente algumas dos pontos mais relevantes que foram colocadas nesse estudo, dando muitos exemplos excelentes do que aqui afirmamos. Concretamente, a meu ver, o referido artigo é composto por um material didático e técnico que contribui para um conhecimento mais aprofundado sobre as intervenções pedagogias positivas do Tchoukball, pois nos dias de hoje a sociedade carece estudar exaustivamente esses conhecimentos científicos inovadores do ponto de vista sociológicos, para poder fazer uma interação entre as práticas esportivas coletivas e a boa conduta social enquanto o estilo de vida, através de uma harmonização psicofísica, com o desígnio de ganhar o apoio da opinião pública a fim de contribuir para fomentar a paz e boa vontade, evitando surtos de violência na prática do esporte.

Palavras-chave: Intervenções; Didáticas; Pedagógicas; Tchoukball; Hermann Brandt.