Jigoku Shoujo: vingança e desespero
Quem já não sentiu vontade de se vingar? Podemos julgar uma pessoa que toma uma decisão numa hora de extremo desespero? E vale a pena se vingar de alguém que nos atormenta e torna nossa vida impossível se o preço for a condenação eterna? Estas são as inevitáveis indagações que nos fazemos ao assistir ao anime Jigoku Shoujo.
Jigoku Shoujo (Donzela do Inferno) é um desenho sombrio e melancólico, cujo enredo é basicamente o seguinte: quem estiver com muito ódio e vontade de se vingar de alguém poderá, sempre à meia-noite, acessar o site Jigoku Tuushin (Correio do Inferno). Logo, aparecerá Enma Ai, a Donzela do Inferno, que oferecerá um boneco - que tem uma fita vermelha atada em seu pescoço- a quem deseja se vingar, explicando que, assim que a pessoa desatar a fita vermelha, o contrato de vingança está selado.
Enma Ai vive um um estranho universo, junto com uma outra entidade a quem chama de "vovó" e costuma aparecer usando sempre os mesmos tipos de roupa: um uniforme escolar e um quimono florido. Ela tem a ajuda de três seres : uma bonita mulher que aparenta ter uns vinte e poucos anos, um jovem que parece ter uns dezesseis e um senhor de idade avançada. Todos trabalham unidos para garantir de mandar quem quer que seja diretamente para o inferno.
O preço da vingança é bastante alto e Enma Ai não esconde a verdade de quem procura seus serviços. A partir do momento em que se pede a retaliação, dois túmulos são cavados e quem deseja a vingança irá para o abismo do inferno quando morrer. Devido a isso, muitos hesitam até o final.
Muitas das pessoas que buscam Enma Ai estão em situação de extremo desespero, recorrendo a ela como último recurso e as histórias sempre são conduzidas que acabamos nos vendo torcendo para que o odiado inimigo vá para o inferno, pois as pessoas alvo da maldição são sempre abomináveis e não sentem nenhum arrependimento por ter prejudicado ninguém. Quando a Donzela do Inferno age, o inimigo não tem como escapar. Além de ser obrigado a se confrontar com seus pecados e piores medos, ele sabe que não escapará da condenação.
À primeira vista, não imaginamos Enma Ai como alguém capaz de nos mandar para o inferno. Aparentando ter uns quatorze anos, ela é dona de uma beleza angelical, com sua pele de porcelana, longos cabelos negros, voz melódica e olhos enormes. Seus olhos, por sinal, são singulares. Embora sejam vermelhos, são frios e desprovidos de emoção, sugerindo que ela é incapaz de sentir compaixão. Bem, não podemos mesmo esperar que ela sinta empatia por quem manda para o inferno. Porém, não a vemos como um monstro, pois ela carrega uma aura de tristeza em torno de si. E isto lhe dá um irresistível toque de mistério.
Quem assistir a Jigoku Shoujo esperando ver uma boa história de terror não sairá insatisfeito. Mas não espere uma história sanguinolenta. Todas as histórias são conduzidas num clima de suspense crescente em que o sobrenatural se mescla ao terror psicológico, capturando sutilmente o telespectador. Quando nos damos conta, estamos totalmente mergulhados na trama.
É impossível não se encantar com a menina bela e terrível que enviará todos que caírem em suas mãos aos abismos do inferno.