FILOSOFANDO
FILOSOFANDO
Autor: José Rodrigues Filho
Segundo o pensamento filosófico de George Pulitzer, “se Deus criou o homem, o homem pagou-lhe na mesma moeda”. Este é, portanto, um pensamento materialista, mas não engloba princípios fundamentais de filosofia, a não ser que a palavra Deus seja sinônimo de ENERGIA.
Os filósofos, atualmente, estão divididos em duas correntes: materialistas e idealistas. Os primeiros baseiam-se em princípios científicos, enquanto os últimos fundamentam suas teorias e hipóteses em conceitos subjetivos como o pensamento, dogmas, e mistérios. Quem assistiu ao programa “Fantástico”, pela televisão, no dia 21 do mês de maio, pôde notar que o ponto alto dos debates foi a existência de Deus e a criação do universo; embora a reportagem tenha sido um tanto tendenciosa na afirmação de que, Deus criou-se a si mesmo e, num momento divino, criou o universo; o que é uma hipótese idealista contestada por vários filósofos materialistas (os quais afirmam que o universo criou-se a si mesmo) com a seguinte afirmação científica: o universo existe, é palpável, é composto pela matéria que está presente em todo lugar em diferentes formas, está em constante transformação, não é um produto de nossa imaginação. Portanto, é mais lógico aceitarmos a hipótese de que o universo criou-se a si mesmo, que é apenas 1 (uma) hipótese, do que as hipóteses de que Deus criou-se a si mesmo e depois criou o universo que são 2 (duas) hipóteses.
Aqueles que foram criados e educados dentro da filosofia idealista (que representam a maioria), obviamente, não deixarão seus dogmas e mistérios para trilhar a senda do novo, das transformações, do científico, apenas por terem assistido ao Fantástico ou lido este artigo; a eles é dado o direito de dizer o que pensam. Esperamos, contudo, que este direito não seja negado àqueles que acreditam apenas na vida material, pois o importante é a paz entre os homens, é o direito de todos para todos. Toda filosofia que está voltada para o bem-estar do homem deve ser apoiada. E como pensar é filosofia, vai este pensamento em forma de frase: “posso não estar de acordo com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizeres o que pensas”.
PUBLICADO NO JORNAL KOMUNIKANDO EM MAIO DE 1979. FEIRA DE SANTANA-BAHIA.
Amélia Rodrigues-Ba. 03 de outubro de 2017. (Postagem)