RIO DE JANEIRO – INVESTIMENTO EM FAVELAS (19/07/2007)
O Presidente da República anunciou, no começo do mês, um investimento no valor de R$3.900.000.000,00 (três bilhões e novecentos milhões de reais), para cinco favelas.
A verba será aplicara, preferencialmente, para saneamento básico, contemplando favelas conhecidas pelos nomes de Alemão, Pavão, Rocinha, Manguinhos e Canta Galo. Consta do projeto a construção de um periférico como atração turística.
Na voz do Presidente, declarou que para combater o crime organizado, não adianta acenar com pétalas de rosas e pó-de-arroz, e sim, com obras. Numa situação normal, onde reina a paz, acredito nesta tese. Entretanto, tratando-se de comunidades em constante conflito, onde impera a lei do mais forte, distribuição de drogas, contrabando de armas e munições é difícil acreditar na viabilidade e sucesso deste empreendimento. Mudanças profundas devem ser feitas em todos os setores que atuam nestas favelas.
Eliminação dos pontos de venda de drogas e prostituição. Afastamento dos seus líderes, bandidos, assassinos e proibição do uso de armas. Revisão total dos conceitos éticos, morais e de educação. Criação de áreas de lazer, construção de escolas e postos de saúde. Esquecer o passado e programar o futuro. Ver para crer