A CIDADE DAS SERESTAS
Senti vontade de aqui resenhar um passeio por um mágico lugar.
Penso que aqui deixarei um texto de utilidade pública CULTURAL, posto que pouco ouvi falar deste local antes de conhecê-lo, e acredito que, principalmente para nós que escrevemos e deliramos com a poesia, este lugar é imperdível!
A seguir citarei um texto retirado do google:
""CONSERVATÓRIA não é um lugar comum, desses que a gente encontra pelo mundo afora. Conservatória é uma "cidade-resistência", um patrimônio da verdadeira cultura brasileira. Conservatória cheira a poesia, a bom gosto, a amor. Um cheiro que contamina de prazer a quem aspira os seus versos.
Em Conservatória, a gente descobre o verdadeiro sentido da beleza, da paz e da brasilidade."
Parece que antes de começar, meu trabalho já está feito.
Apenas pego carona nesse texto, visto que a PAZ E A BELEZA realmente são o ponto alto desse local.Uma beleza holística, completa, aonde a cultura, a arte e a natureza andam de mãos dadas.
Uma pequena cidade de gente simples e hospitaleira, me contaram, tres mil habitantes apenas-será?-que sabem extrair as coisas boas da vida.
Lá cheguei, através dum atalho da BR 393, chamado de RODOVIA DAS TROVAS... já viram isso?
Eu nem desconfiava que poderia existir uma rodovia que a cada um ou dois quilõmetros nos presenteia com uma trova em pequenos outdoors às suas margens, reverenciando os poetas da região. E uma mais linda que a outra! À tardinha o pôr do sol os ilumina e o cheiro que se sente no ar é de pura poesia.
A estadia pode ser feita em várias opções de aconchegantes pousadas espalhadas pelas montanhas e pelo centro da cidade.
A praça das serestas reune grande número de seresteiros aos fins de semana, a relembrar desde a fase de ouro da MPB até a modernidade da nossa bela música.
Na casa de cultura podemos encontrar obras em livros clássicos e CDS das grandes vozes como FRANCISCO ALVES E VICENTE CELESTINO, algumas que já conhecia por ter em minha mãe, uma fâ incondicional de ambos!
Ateliers de pintura e oficinas de poesia pipocam pelas ruas.O artesanato também é de extremo bom gosto.
As cantinas muito aconchegantes, servem desde uma 'sopinha' de inverno, até pratos mais requintados aonde se saboreia bons vinhos e cervejas.
Enfim um lugar mágico...bem alí ao alcançe de todos, cravado entre montanhas, num belíssimo e rico ecossistema.
E para finalizar, gostaria de registrar que lá também existe um museu de cinema,com mostras de musicais e desenhos de época, todo arquitetado com objetos originais do cine METRO DO RIO DE JANEIRO,que segundo ouvi dizer estavam sucatados e foram finamente restaurados pelas mãos da iniciativa privada , por parte de quem adora cinema, e pelo visto, arquitetura também.Vale conferir!
Deixo aqui meus parabéns à CONSERVATÓRIA-"CAPITAL NACIONAL DAS SERESTAS," este paraíso no Rio de Janeiro, exemplo de cidadania,mostrando que memória e cultura não se dissociam jamais, e que a beleza da arte, universal e atemporal,é sempre eterna a aconchegar todas as gerações! E sem fronteiras...
Conservatória nos ensina que...CONSERVAR a memória DUM POVO é perpetuar a SUA HISTÓRIA.
MARIA VIRGINIA BOSCO