Cidadania (do latim, civitas, "cidade") e Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento)

Uma brévia definição de ÉTICA:

Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade.

Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Etica 08/11/2010 10:38

Uma brévia definição de CIDADANIA:

Cidadania (do latim, civitas, "cidade"), o conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania 08/11/2010 10:36

_____________

O que é Eticidade:

Eticidade é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é ético e moral, caracterizando alguém que age dessa forma.

A ética pretende dar um fundamento às exigências morais (ética pura e normativa), estabelecendo por si mesma as leis que terão de determinar a conduta moral da vida pessoal e coletiva. Neste sentido, o seu papel é muitas vezes demonstrar de que maneira é possível superar o relativismo ético.

Na Antiguidade, os representantes da reflexão ética foram Platão, Aristóteles e os estoicos. Nos tempos modernos Kant e Fichte e na época contemporânea foram Nietzsche, M. Scheler, N. Hartmann e A. Schweitzer.

Princípio da Eticidade

A eticidade consiste em um dos princípios fundamentais do Código Civil de 2002. Este princípio tem como consequência necessária o princípio da boa-fé objetiva, e significa que os indivíduos devem agir em boa-fé nas relações de caráter civil.

Juntamente com os princípios de operabilidade e sociabilidade, o princípio da eticidade constitui um pilar importante do Código Civil Brasileiro, porque atribui valor à dignidade do ser humano. De acordo com esse princípio, um indivíduo deve ser íntegro, leal, honesto e justo. Isso significa que qualquer atitude que vá contra o princípio da eticidade deverá ser punida.

A eticidade, sendo uma das características do código civil, garante que ele tem "sustentação ética", porque reconhece e valoriza a probidade, a solidariedade social e outras qualidades do ser humano.

Hegel e eticidade

De acordo com Hegel, a eticidade também pode ser retratada como "moralidade objetiva" ou "vida ética" e expressa a verdade de dois conceitos abstratos - o direito e a moralidade. Segundo o filósofo alemão, a concretização, limitação e mediação da liberdade constituem o âmbito da eticidade, e a fim de realizar a liberdade, está presente na família, na sociedade civil e no Estado.

O significado de Eticidade está na categoria: Geral

Outros significados e conceitos que podem interessar

Significado de Idoneidade

Significado de Deontologia

Significado de Valores morais

Significado de Moral

Significado de Ética e Moral

Significado de Ética Cristã

Significado de Axiológico

http://www.significados.com.br/eticidade/

http://eticaecidadania2010.xpg.uol.com.br/
Enviado por J B Pereira em 03/08/2016
Reeditado em 03/08/2016
Código do texto: T5718197
Classificação de conteúdo: seguro