Língua Latina, Natureza, Origem e Evolução

FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. Língua latina: Natureza, Origem e Evolução. Brasília – DF. Disponível <http://www.usp.br/iac/pic/Aula%202%20-latim.pdf>. Aceso em 10 maio 2016.

Kássia da Silva Aranha

O artigo vem retratar sobre “A natureza, origem e evolução do Latim”, e sobre o fato de o português ser oriundo do latim vulgar; (sermovulgaris) sendo este falado pelas pessoas de classes inferiores, enquanto o latim clássico (sermolitterarius) é falado somente pela elite romana. São inseridas citações de estudiosos como: Duarte, Cardoso, Civita, Comba e Souza, para dar ênfase e base ao assunto em questão.

A resenha será trabalhada a partir de divisões entre introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução irá enfocar sobre a origem da língua latina. No desenvolvimento será apresentado alguns exemplos de sufixos latins comuns e na conclusão será resenhado sobre a universalidade e importância do latim.

No contexto da origem latina verifica-se que esta trata de mostrar todo o percurso etimológico e minucioso da sua evolução, processos, influências e transformações no decorrer da história da língua, desde os tempos antigos até os dias atuais.

Acredita-se que esse estudo faz um levantamento sobre todo o processo da língua latina, através de pesquisas bibliográficas, junto a análises e diferentes concepções de estudiosos e linguistas. Durante o decorrer do artigo, foi possível observar que a língua é um instrumento de domínio, ou seja, o próprio ato de falar, é um ato político.

A graduada expõe que a língua tem o poder de desenvolver sociedades, unir povos, como também extingui-los. Relata ainda que, é de extrema importância estudos iniciais e básicos do latim para dar suporte a conteúdos da morfossintaxe da língua portuguesa, os quais tem sido uma das causas de dificuldades e reclamações por parte de muitos estudantes do ensino básico e acadêmicos.

A obra trata de comprovações históricas, que atestam o latim como uma língua morta, porém a prática social da língua portuguesa no Brasil, a mostram com vida em seu uso pungente. Isso não somente por ter originado outras línguas como as neolatinas (português, francês, espanhol, romeno e italiano), ou pelo fato da própria língua universal, a inglesa, contar com uma grande porcentagem de latim na origem do vocabulário próprio, no específico e muitas vezes, até no dia a dia.

A obra é de grande relevância para acadêmicos, professores e pesquisadores da área de letras. Haja vista, que vem somar no campo social e científico, enfatizando inúmeros épistemés sobre a língua latina, bem como a origem, evolução e influência na língua portuguesa.

A autora é Graduada em Letras Vernáculas e pós-graduanda em Docência no Magistério Superior pela Faculdade de Itaituba (FAI) e pós-graduada em Psicopedagogia e Linguística Aplicada pela Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin de Brasília (FACETED).

A acadêmica resenhadora é do sexto semestre de licenciatura plena em letras, sob orientação da professora Dra. Rosângela Lemos da Silva da disciplina Panorama da Cultura de Línguas Latinas pela Faculdade de Macapá.

Kássia Aranha e Mara Pereira Nascimento
Enviado por Kássia Aranha em 04/06/2016
Código do texto: T5657431
Classificação de conteúdo: seguro