Letramento e alfabetização: as muitas facetas
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, abril de 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf > Acesso em 28 de maio de 2016.
Magda Soares, livre-docente em educação, professora da UFMG e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), autora de vários livros e artigos na área do ensino da língua escrita, ao reunir alguns de seus artigos mais relevantes, reformula discussões sobre alfabetização e letramento, através de um olhar atual, atribuindo-lhe novos significados. Após vários anos de pesquisa sobre o tema, tendo como referência outros estudiosos na área, os quais são citados em sua obra, o presente artigo, cujo tema instiga-nos a uma reflexão sobre os parâmetros educacionais atuais, propõe a comparação entre os conceitos de letramento e alfabetização, com o objetivo de evidenciar a especificidade e a indissociabilidade desses dois processos, cujos conceitos equivocaram-se no decorrer de algumas décadas, além disso, constatando que tais processos, embora distintos, podem ocorrer de forma simultânea.
Magda Soares organiza seu texto compilando-o em três divisões, estabelecendo todos os pontos relevantes que culminaram a inversão dos conceitos letramento e alfabetização, causando um enorme distúrbio na aprendizagem escolar. Buscando várias referências autorais e apresentando uma riqueza razoável de dados, a autora, ao traçar a evolução dos conceitos em questão ao longo das últimas décadas, identifica uma gradação da invenção do conceito de letramento e, ao mesmo tempo, a desinvenção da alfabetização, compreendendo este fato como uma possível perda de especificidade desse processo, acarretando os percalços na modalidade de ensino de língua materna.
A autora evidencia, através de um longo tópico inicial, que a invenção do letramento no Brasil desvia-se das explicações atribuídas à invenção do termo em outros países, como a França e os Estados Unidos, cuja discussão sobre o letramento se fez e se faz de forma independente em relação ao debate da alfabetização. Ao considerar que a discussão sobre letramento no Brasil se faz por meio da junção ao conceito de alfabetização, aponta que este fato acarreta uma combinação inadequada dos dois processos, perdurando o conceito de letramento, causando a oclusão da alfabetização, fenômeno caracterizado pela autora como a desinvenção da alfabetização.
Valendo-se de fatores históricos e estatísticos, a autora polemiza as principais causas da perda de especificidade do processo de alfabetização. Argumentando com propriedade, Magda levanta questões pertinentes, como o fato do atual fracasso e mal desempenho do ensino da língua escrita nas escolas, problema evidente advindo do desequilíbrio entre os processos de aprendizagem da língua.
Diante dos conceitos equivocados no processo de aprendizagem do domínio da língua escrita, Magda Soares propõe uma possível distinção entre alfabetização e letramento, considerando a preservação e peculiaridade de cada um desses processos, reconhecendo a singularidade de cada um e quais os métodos apropriados para o ensino dos mesmos, concomitantemente afirmando sua indissociabilidade e interdependência.
Magda Soares particulariza o momento presente como um gerador de novas tentativas de reinvenção da alfabetização, considerando a necessidade de recuperação da particularidade da alfabetização em seus variados aspectos, juntamente a sua junção com o processo de letramento. Assim, a autora resgata uma série de ideais pertinentes acerca do assunto que, embora não sejam inéditos, geram uma atitude reflexiva sobre o tema, principalmente sobre as questões que dizem respeito ao andamento do processo da educação no Brasil atualmente e os altos níveis de fracasso da alfabetização nas escolas.
Tainara Andrade
Graduanda em Letras pela PUCCAMP.
Referências Bibliográficas
SANTOS, Carmi Ferraz. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Organizado por Carmi Ferraz Santos e Márcia Mendonça. 1ed., 1reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, abril de 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf > Acesso em 28 de maio de 2016.