Por Redação
Por: Nair Lúcia de Britto
Fazer uma dieta para emagrecer à base de alimentos naturais é uma ótima opção porque, além de perder peso e evitar riscos de um colesterol elevado, você estará bem alimentada, com a grande vantagem de manter um corpo saudável.
"Os produtos naturais são nutricialmente mais completos; ao passo que o alimento refinado ou processado perde grande parte dos nutrientes", diz Edson Credidio, doutorando em Ciências de Alimentos, pela Unicamp; diretor e professor da ABRAN- Associação Brasileira de Nutrologia; membro da International Colleges for the Advancemente of Nutricion-USA e da Academia Latino-Americana de Nutrologia.
Esses alimentos são nutricialmente mais completos porque são cultivados em um processo natural. Isto significa que estão isentos de agrotóxicos (dependendo do cultivo) ou qualquer tipo de componente químico. O método, além de conservar os nutrientes do alimento, preserva a saúde física, mental, emocional e espiritual.
Alimentar-se de forma saudável evita muitos problemas de saúde extremamente desagradáveis, como: alergias, doenças cardio-vasculares, câncer, dores de cabeça, cálculos, depressão, constipação intestinal, gastrite, sinusite e outras doenças decorrentes de uma alimentação errada, inclusive, obesidade.
A soja, por exemplo, é uma fonte rica de proteínas, com baixo teor calórico; totalmente isenta de colesterol e índice mínimo de gorduras saturadas. Por isso, é um alimento ideal nas dietas para emagrecer. É de fácil digestão, auxilia nos problemas circulatórios, no diabetes; e combate os radicais livres no organismo. Motivo pelo qual grande parte dos alimentos naturais são elaborados à base de soja; como, por exemplo, o Tofu (queijo de soja) e o Tempeh (carne de soja).cas valiosas!
1. Use para temperar, sem excessos, sal marinho, ervas finas, shoyu e azeite.
2. Para beber, experimente receitas de sucos verdes. Eles são revitalizantes e rejuvenecedoras.
3. Atitudes como comer de forma mecânica, rápida, inconsciente, em pé, lendo ou vendo televisão bloqueiam a capacidade da pessoa em assimilar o alimento; perturba a digestão e todo o processo natural executado pelo organismo, após a refeição.
4. Coma devagar, sentado, em um ambiente tranqüilo. Aprecie o paladar de cada alimento.
A orientação é do nutrólogo Edson Credídio e foi copiada do site:
www.mulher.com.br/bem-estar/exclusiva-dieta-natural