RISCOS À SAUDE CAUSADOS POR SUPLEMENTOS ALIMENTARES
 

Nair Lúcia de Britto
 

Muita gente pensa que por serem “naturais” (entre aspas) os suplementos alimentares não causam nenhum prejuízo à saúde; o que não é verdade.
 
Segundo várias fontes de pesquisa, eles podem causar vários efeitos colaterais, principalmente em pessoas que tomam outros medicamentos ou que já têm algum problema de saúde.
 
Para usar qualquer tipo de suplemento alimentar a pessoa precisa estar perfeitamente saudável (só não se sabe até quando) e ter um cuidadoso acompanhamento médico.
 
Conforme estudo publicado no New England Journal, a cada ano, mais de vinte mil pessoas passam pela emergência de um hospital por causa de suplementos à base de plantas e vitaminas.
 
O suplemento alimentar é toda e qualquer substância produzida quimicamente; que pode, sim, acarretar efeitos nocivos para a  saúde  e não substituem, de forma alguma, o verdadeiro valor nutritivo da alimentação natural.
 
Esses produtos podem sobrecarregar o figado e os rins. Para quem tem tendência a doenças renais, por exemplo,  o suplemento alimentar pode levar a uma retenção hídrica e a uma maior incidência de pedras nos rins.
 
Pessoas que tomam hormônios e que, paralelamente, consomem esses suplementos correm o sério risco de causar uma desorganização hormonal no organismo.
 
Os efeitos colaterais  vão desde a diarréia, vômitos, reações alérgicas, problemas cardíacos; transtornos psicológicos, que afumentam um comportamento agressivo, ansiedade e insônia. Isto, além de se correr o risco do surgimento de doenças sérias como o aparecimento de tumores principalmente no fígado.
 
Nas pessoas portadoras de asma, os suplementos alimentares dificultam a tramitação do ar pelas vias respiratórias; além de causar a exacerbação da doença com o desencadeamento de novas crises.
 
A nutricionista Paola Bazarello faz um alerta, informando que os suplementos alimentares não são submetidos a nenhum teste de credibilidade  e falta uma comprovação científica que justifique a finalidade a qual se propôs.
 
“Substâncias como aminoácidos e creatina são utilizadas de forma ilimitada nas academias e a enorme preocupação com a estética faz crescer essa indústria”, comenta a nutricionista. “Alguns possuem substâncias proibidas, como hormônios esteróides, e que não são especificadas nos rótulos.”
E avisa: os malhadores de academias, bombardeados pela atual ditadura da beleza, devem se conscientizar de que não precisam desses produtos para obter uma boa forma física. Muito menos causar riscos à saúde.
 
Uma dieta verdadeiramente natural e com, todos os nutrientes necessários ao nosso organismo juntamente com a prática de exercícios físicos é o suficiente para alcancem seu objetivo.
 
 
Fontes de pesquisa:
 
 www.saude.com
www.globo.com.g1
www.mdsaude.com
www.folhanobre.com.br
etc
 
 
 
 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 06/01/2016
Código do texto: T5502342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.