Tendências, desafios e potenciais da educação internacional e comparada na atualidade
AMARAL, Marcelo Pereira do. Tendências, desafios e potenciais da educação internacional e comparada na atualidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 243, p.259-281, mai/ago. 2015
Nos últimos anos, na pesquisa em educação renovou-se a atenção aos temas e perspectivas internacionais e/ ou comparadas, isso se expressa através dos crescentes números de publicações em educação com orientações comparatistas e internacionais. A ampla discussão sobre processos macroestruturais de transformação social das últimas décadas, para os quais foram cunhados temas como a globalização e internacionalização.
Atualmente, a EIC como disciplina acadêmica se encontra em uma situação paradoxal: de um lado há uma grande atualidade e atenção no meio acadêmico e político; de outro é preciso enfrentar alguns desafios importantes, como revigoramento e produtividade.
Em relação à identidade disciplinar, a EIC definiu- se ao longo de sua história, a partir de seus objetos, métodos ou finalidades. Devido sua complexidade, a EIC se descreve melhor como campo acadêmico pluridisciplinar de ensino e pesquisa, do que como disciplina científica com claras limitações às definições, temática e teoria metodológica.
Isto acaba gerando certo desconforto em relação à educação comparada, pois ela trata de todos os aspectos da educação, em todos os países do mundo, em todos os tempos, e conta com pesquisadores das mais diversas disciplinas que atuam dentro e fora do campo acadêmico. Em contrapartida, encontra- se no campo da EIC uma possibilidade de abertura e liberdade pesquisa e ensino, uma flexibilidade que se adéqua aos interesses do sujeito como pesquisador.
No campo da EIC fez-se a distinção entre os objetos de estudos por níveis, são eles: nível substantivo ou temático, nível geográfico ou espacial, nível temporal e nível demográfico. Esta subdivisão permite uma contextualização dos temas estudados e uma melhor administração dos produtos de pesquisa.
Como o processo de institucionalização acadêmica da EIC se deu de forma inconsciente e muitas vezes tardia, não há dados suficientes que tratem dos números de cursos ou programas voltados à EIC. Quanto à finalidade da EIC, ao invés de restringir o campo à pesquisa acadêmica, devemos reconhecer também a necessidade de trabalhar ligações e tensões entre pesquisa e teoria e prática e política no campo pedagógico.
A EIC se tendência globalmente a ver a comparação como método de evidenciar e legitimar ações políticas, o que é um problema, pois acaba sendo promovida não como uma maneira de saber ou legitimar, mas como modo de governar.
Referência bibliográfica:
AMARAL, Marcelo Pereira do. Tendências, desafios e potenciais da educação internacional e comparada na atualidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 243, p.259-281, mai/ago. 2015.