Diálogo entre os textos

Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500. Pedro Vaz de Caminha

O Próximo e o Distante de Renato Ortiz

Tudo que é Sólido Desmancha no Ar, de Mashall Berman:

Renato Ortiz

A carta de Pedro Vaz de Caminha faz referência direta ao texto Tudo que é Sólido Desmancha no Ar, de Mashall Berman, pois demonstra uma outra cultura na descoberta do Brasil diferente da cultura de Portugal.

O texto também faz referencia direta ao que Renato Ortiz trata na relação do Ocidente com o Japão em O Próximo e o Distante.

O texto mostra que a outro é sempre considerada estranha e errada como mostra o texto. O próximo e o Distante, da cultura ocidental e japonesa.

A carta de Caminha mostra o começo da dizimação da cultura indígena no Brasil por ser uma cultura inferior. No então, necessária para a consolidação política, religiosa e econômica enquanto o poder cultural.

È correto dizer que o texto Tudo que é Sólido Desmancha no Ar diz que ‘’ os ideais cristãos da integridade da alma á verdade levaram a implodir o Cristianismo’’ e sua expansão em detrimento a outros credos e crenças religiosas?

Renato Ortiz em O Próximo e o Distante

Os temas dominantes são isoladamente do Japão durante séculos, graças á sua feição insular, a questão tradição examinada sob a ótica das relações de trabalho e da organização familiar e social e o debate sobre identidade nacional fortemente preservada no processo de conciliação do país.

Trata da chamada mentalidade japonesa e a constituição de um universo de modernidade que se exclui a herança tradicional.

Analisa o papel da cultura no processo de mudialização, a polemica sobre a chamada ‘’desterritorização’’ ou as limitações das visões estrangeiras quando atarefa é fazer um retrato do outro;

Para Renato Ortiz, a de ‘’estudos japoneses’’. Conhecida como japonologia , somente tem sentido quando apreciada do exterior, pois os japonólogos são pesquisadores oriundos da Europa e dos Estados Unidos, cuja intenção é entender a realidade desse país determinado.

O autor diz que ‘’ Os Estudos Culturais não coincidem com uma área geográfica qualquer, pois o conhecimento vem marcado pela história dos lugares nos quais os Estudos culturais são produzidos.’’

De acordo com o texto Tudo que é Sólido Desmancha no Ar, de Mashall Berman:

O autor trata do pensamento e da produção intelectual de filósofos, pensadores e a manifestações artísticas, literárias, e estéticas em relação á modernidade.

Berman faz uma radiografia dos tempos modernos, investigação do espírito da sociedade e da cultura dos séculos XIX e XX.

A modernidade, segundo Mashall Berman, pode ser compreendida enquanto modo de vida, uma experiência vital de tempo e espaço, de si mesmo e dos outros, das possibilidades e perigos da vida;

A modernidade é a tragédia do desenvolvimento, que permitiu deslumbrar incríveis horizontes ao mesmo tempo em que criou uma força que desmancha tudo que é sólido no ar.