APOLINÁRIO, Onã da Silva. As ondas revitalizadoras da criatividade no ensino superior de enfermagem: estudo comparativo e multifatorial do perfil criativo dos atores educacionais. 2015. 296 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução – Investigações relacionadas à cultura dos cuidados precisam colocar a criatividade no temário científico. Na ciência da enfermagem existem poucos estudos na temática devido à ênfase investigativa clínico-tecnicista. Objetivo geral – Caracterizar a fisionomia expressivo-criativa na formação de enfermeiros em dois Cursos de Graduação do Distrito Federal-Brasil, sendo um público e outro particular, e a relação com a produção do cuidado integral, mediada por Teorias da criatividade e do Ser Humano Unitário. Método – Estudo exploratório, descritivo e analítico, de natureza quali-quantitativa. Definiu-se a questão norteadora: na opinião de professores e alunos, em que extensão o Curso de Graduação em Enfermagem favorece o desenvolvimento e a expressão da criatividade dos atores educacionais, considerando o enfoque multifatorial: atuação docente, nível de criatividade e barreiras? Referente ao enquadramento conceitual, baseou-se na Ciência do Ser Humano Unitário, Teoria Geral para o Desenvolvimento da Produtividade Criativa em Jovens, Teoria Sistêmica da Criatividade. O período de coleta de dados ocorreu de agosto de 2013 a maio de 2014. Os cenários da pesquisa foram representados por dois Cursos de Graduação de Enfermagem, um particular (Cenário 1) e outro público (Cenário 2), localizados em Brasília-DF. Participaram do estudo 277 pessoas: Cenário 1, Grupo Alegrar (A) com 18 docentes e Grupo Brincar (B) com 136 estudantes; Cenário 2, Grupo Colorir (C) com oito docentes e Grupo Divertir (D) com 115 estudantes. Coletaram-se os dados utilizando Cadernos de Pesquisa específicos: Grupo A (azul), Grupo B (verde), Grupo C (amarelo), Grupo D (lilás). Utilizaram-se os instrumentos de pesquisa: Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes, Escala de Avaliação do Nível de Criatividade e Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal, Quadro de características criativas, três perguntas abertas e dados complementares. Realizaram-se análises estatísticas aos dados quantitativos de frequência absoluta e percentual, média, desvio padrão, teste t de Student, Análise de Variância; análise temática de conteúdo e o NVivo aos dados qualitativos. Resultados – relativo ao Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes, a amostra geral docente concordou que o próprio desempenho favorece o desenvolvimento da criatividade; porém, a amostra discente duvidou ou discordou (p-valor=0,00). Relativo à Escala de Avaliação do Nível de Criatividade, não constatou diferença significativa entre as amostras docentes e discentes (p-valor=0,17), da percepção de nível de criativo, considerando autoavaliação, avaliação professores-alunos e avaliação interpares. As características do perfil criativo amostral destacadas foram curiosidade, espontaneidade, coragem e persistência. Resultados do Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal sobre os aspectos que afetam a criatividade foram significativos às amostras: Fator 1(Inibição/Timidez), Fator 3(Repressão Social), Fator 4 (Falta de Motivação), excetuando o Fator 2 (Falta de Tempo/Oportunidade). As três perguntas abertas, submetidas à análise temática de conteúdo, resultaram em Quadros Matriciais, Categorias, Unidades Temáticas e Unidades de Registro. Utilizou-se o software NVivo para sistematizar o resultado final, com ilustração de Cata-ventos de Palavras mais frequentes. Conclusão: a criatividade é elemento da essência humana importante no contexto educativo. O ensino de enfermagem pode promover a expressão criativa docente-discente emergindo características da complexidade como o pensamento independente, divergente, flexível, intuição, outras, desenvolvendo potencialidades necessárias ao cuidado inovador e criativo.
Para acessar a Tese na íntegra acessar o link abaixo:
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18227
Resumo: Introdução – Investigações relacionadas à cultura dos cuidados precisam colocar a criatividade no temário científico. Na ciência da enfermagem existem poucos estudos na temática devido à ênfase investigativa clínico-tecnicista. Objetivo geral – Caracterizar a fisionomia expressivo-criativa na formação de enfermeiros em dois Cursos de Graduação do Distrito Federal-Brasil, sendo um público e outro particular, e a relação com a produção do cuidado integral, mediada por Teorias da criatividade e do Ser Humano Unitário. Método – Estudo exploratório, descritivo e analítico, de natureza quali-quantitativa. Definiu-se a questão norteadora: na opinião de professores e alunos, em que extensão o Curso de Graduação em Enfermagem favorece o desenvolvimento e a expressão da criatividade dos atores educacionais, considerando o enfoque multifatorial: atuação docente, nível de criatividade e barreiras? Referente ao enquadramento conceitual, baseou-se na Ciência do Ser Humano Unitário, Teoria Geral para o Desenvolvimento da Produtividade Criativa em Jovens, Teoria Sistêmica da Criatividade. O período de coleta de dados ocorreu de agosto de 2013 a maio de 2014. Os cenários da pesquisa foram representados por dois Cursos de Graduação de Enfermagem, um particular (Cenário 1) e outro público (Cenário 2), localizados em Brasília-DF. Participaram do estudo 277 pessoas: Cenário 1, Grupo Alegrar (A) com 18 docentes e Grupo Brincar (B) com 136 estudantes; Cenário 2, Grupo Colorir (C) com oito docentes e Grupo Divertir (D) com 115 estudantes. Coletaram-se os dados utilizando Cadernos de Pesquisa específicos: Grupo A (azul), Grupo B (verde), Grupo C (amarelo), Grupo D (lilás). Utilizaram-se os instrumentos de pesquisa: Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes, Escala de Avaliação do Nível de Criatividade e Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal, Quadro de características criativas, três perguntas abertas e dados complementares. Realizaram-se análises estatísticas aos dados quantitativos de frequência absoluta e percentual, média, desvio padrão, teste t de Student, Análise de Variância; análise temática de conteúdo e o NVivo aos dados qualitativos. Resultados – relativo ao Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes, a amostra geral docente concordou que o próprio desempenho favorece o desenvolvimento da criatividade; porém, a amostra discente duvidou ou discordou (p-valor=0,00). Relativo à Escala de Avaliação do Nível de Criatividade, não constatou diferença significativa entre as amostras docentes e discentes (p-valor=0,17), da percepção de nível de criativo, considerando autoavaliação, avaliação professores-alunos e avaliação interpares. As características do perfil criativo amostral destacadas foram curiosidade, espontaneidade, coragem e persistência. Resultados do Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal sobre os aspectos que afetam a criatividade foram significativos às amostras: Fator 1(Inibição/Timidez), Fator 3(Repressão Social), Fator 4 (Falta de Motivação), excetuando o Fator 2 (Falta de Tempo/Oportunidade). As três perguntas abertas, submetidas à análise temática de conteúdo, resultaram em Quadros Matriciais, Categorias, Unidades Temáticas e Unidades de Registro. Utilizou-se o software NVivo para sistematizar o resultado final, com ilustração de Cata-ventos de Palavras mais frequentes. Conclusão: a criatividade é elemento da essência humana importante no contexto educativo. O ensino de enfermagem pode promover a expressão criativa docente-discente emergindo características da complexidade como o pensamento independente, divergente, flexível, intuição, outras, desenvolvendo potencialidades necessárias ao cuidado inovador e criativo.
Para acessar a Tese na íntegra acessar o link abaixo:
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18227