ENCABULADA
(Arte realista ou hiper realismo)


Arte Realista (Realismo é o máximo apuramento do estilo acadêmico) Por que então, não a Arte Fotográfica? Porque, essa linda mulher simplesmente pode não existir (como é a maioria nessa arte)e sua expressão (no caso riso encabulado, tímido constrangimento) a um elogio talvez? Só o artista pode imprimi-lo à face irreal, com o efeito que retinha em sua mente. Enquanto a foto outra Arte, precisa obrigatoriamente de uma pessoa, onde o instinto latente, inconsciente da modelo pode denotar seu mais sutil sentimento.

No hiper-realismo, pintura ou desenho realista, é a vontade, o fluxo de desejo expressional, ou fantástica beleza gestual, de uma pálpebra, canto de boca, esboço muito além do longínquo sorriso o artista ode conceber. Talvez um inigmatismo que durará para sempre. Pode não ser extritamente correlato ao texto vigente, mas digno de citação ao exemplo: o sorriso de Mona Liza. Quem efetivamente o de cifrou até hoje? Que pensou, ou o o acaso fez Da Vinci o fazer tão extraordinário nesta obra? 

Outro notável poder criativo nas artes plásticas é o realismo-fantástico, onde os personagens, cenários, ambientes internos e externos são fotográficos, mas possuem seres não humanos, monstros antropomorfos uma "gijingka" - palavra japonesa que significa (devido seus milhares de mangás) "antroporfomozação" ouseja um ser com caracteristicas humanas, só que no caso desta apuradíssima arte, os desenhos e a a arte fotográfica não apresentam diferença, ao contrário a arte plástica torna-se até mais convincente pela atrçaõ dos sentidos do que a fotografia.
Para quem gosta de artes eis um caminho fascinamte a percorrer e de maravilhoso deleite e aprendizado. O realismo e o hiper-realismo nas artes plásticas. Agora que sabem algumas razões.  
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 02/05/2015
Código do texto: T5228503
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.