ALTO ASTRAL
Nair Lúcia de Britto
 

Para falar de Alto Astral  é imprescindível lembrar de Andrea Maltorolli, a autora da sinopse original da novela.
 
Depois de escrever os seis primeiros capítulos, Andrea  deixou a Terra ainda jovem e com muitos projetos a realizar.  Uma dessas interrupções de vida, precoce e inesperada, que somente Deus sabe explicar.
No programa da Ana Maria Braga (Globo), a mãe de Andrea contou que o espírito da filha (momentos antes de partir) apareceu ladeada de seus mentores espirituais para se despedir da família. 
 
Ela era uma jovem alegre, cheia de vida e de sonhos, que gostava de escrever suas ideias; mas não pretendia escrever um livro. Tinha outro objetivo,  só não sabia qual era.  Veio a descobrir, de repente, dentro de um elevador, quando viu Fernando Vanucci, apresentador de tevê, lendo um “script”.  Teve então um estalo:
“É isso que eu quero fazer, escrever para TV.”
O pensamento: “Humor, quero escrever com humor!”, veio logo a seguir.  
 
“Beleza Pura” foi sua primeira novela, inspirada em progandas que costumava ler em jornais, de várias técnicas de embelezamento. Andrea era vaidosa e também se utilizava de algumas dessas técnicas; frequentava a academia e procurava ter uma alimentação saudável. Porém era contra os exageros principalmente aqueles que prejudicavam a saúde.
 
Daí a inspiração de escrever “Beleza Pura”, uma novela alegre na qual ela expressava suas ideias de que a beleza física deveria ser cultivada, sim, mas moderadamente; uma vez que a beleza principal estava em procurar ter um comportamento ético e atitudes bonitas que poderiam, inclusive, servir de exemplo.
 
Andrea era espírita kardecista e dava aulas de Filosofia Espírita para os alunos do uma ONG gerenciada pela sua família: “Solar Meninos de Luz”, uma escola para crianças do morro, desde ainda bebês até a fase adulta.
 
Daí é fácil deduzir a intenção da autora de escrever numa novela (que a princípio se intitulou  “Buu”), para explicar sobre os fenômenos espirituais com bom humor e leveza, para que o público pudesse refletir e entender melhor sobre o assunto.
 
Daniel Ortiz,  formado em Relações Internacionais e ex-funcionário da ONU, foi escolhido por Silvio Abreu para dar continuidade ao trabalho interrompido por força do destino. 
O novo autor fez um curso de roteiro em Los Angeles (EUA), escreveu várias novelas no Peru e no México. De lá, seguiu para a Turquia, país para o qual foi convidado a escrever a primeira novela na língua árabe: BetwBeen Love and Past, que foi exibida em 22 regiões árabes com absoluto sucesso.
 
Apesar de não ter conhecido Andrea, Daniel pressente que, por alguma razão, ele deveria dar continuidade a esse trabalho.  Questiona-se, inclusive,  se foi por mera coincidência que o mentor espiritual do personagem principal Caique (Castilho) teria o sobrenome igual ao dele. 
Por sua vez, o diretor da novela, Jorge Fernando,  acredita que uma energia incrível  faz com que o trabalho de Andrea prossiga.  Eu também acredito porque Daniel, apesar de não ter nenhum envolvimento com a Filosofia Espírita, anteriormente, está desempenhando muito bem a tarefa que lhe foi confiada; com o cuidado de não pretender doutrinar ninguém e respeitar o livre arbítrio do telespectador de tirar as conclusões que lhe aprouver.
 
O Espiritismo sofre um grande preconceito pelas outras religiões.  Entretanto os seguidores dessa Doutrina respeitam todas as outras. Começou como Ciência e só mais tarde se tornou uma Doutrina. Segue os mesmos dez mandamentos da Lei de Deus. A diferença está em que é uma fé raciocinada e com base no estudo científico.
A doutrina explica que a Terra é um planeta de provas e expiações pelo qual estamos apenas de passagem, para expiar nossos erros em vidas passadas; aprender e realizar cada qual a sua missão.
 
“Há várias moradas na Casa do meu Pai”, disse Jesus. A morte nada mais é que a libertação do espírito que se livra do corpo no qual estava aprisionado a fim de desencumbir suas tarefas na Terra.
Uma vez concluído o tempo planejado,  o espírito retorna à Pátria Espiritual. O lugar para onde vai depende do que fez de bom ou de mal na Terra. Nenhum bem deixará de ser recompensado e nenhum mal ficará impune.

Mas Deus, que é Pai dos bons e dos maus, através da reencarnação, dá sempre nova uma oportunidade para o Espírito se redimir dos seus erros e trabalhar pelo bem.   
Os médiuns têm o privilégio de sentir na própria pele o contato com o mundo espiritual e ser poupado da angústia da dúvida ao ter a grata certeza da existência de Deus.
Muitos são pegos de surpresa por experiências incríveis; mas podem ser amparados pelos Centros Espíritas que os ensina a se utilizar do dom da mediunidade a serviço do bem.
 
A novela é uma oportunidade para os leigos compreenderem um pouco dos fenômenos espirituais e entenderem que o Espiritismo surgiu para elucidar vários pontos obscuros da religião católica, através de um Cientista dedicado que, ao estudar esses fenômenos, tornou-se um missionário de Deus.   
   
Fonte de Pesquisa: Sites das revistas Caras, Crescer; TV Globo, Uol
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 28/04/2015
Reeditado em 28/04/2015
Código do texto: T5222791
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.