O Anime Samurai Champloo

Não gosto de fazer resenhas de discos, filmes ou animes. Em parte porque sinto que resenhas nada mais são do que impor o meu gosto às outras pessoas, tentando convence-las a assistir/ler/ouvir algo de que eu goste. Logo, acho que nunca farei uma resenha de algo que eu não goste.

Hoje minha resenha/recomendação é o anime japonês Samurai Champloo (no original se lê Samurai Chanpurū) que conta com 26 episódios. O anime tem começo, meio e fim, e nenhuma continuação horrível criada para se aproveitar do sucesso da série, o que é um grande ponto positivo, pois mostra que os criadores têm respeito pela série. O anime estreiou em 2004, e foi dirigido por Shinichiro Watanabe, famoso por seu trabalho na criação do anime Cowboy Bebop.

Mas vou recomendar esse anime por quê? O que ele tem de tão bom?

Resposta: Uma porrada de coisas.

Primeiro: A série se passa no Período Edo, ou seja, nos últimos anos do período feudal do Japão, quando a classe dos samurais estava para ser abolida, e os antigos samurais, que perderam seus postos de nobreza, ainda ronndavam o Japão com espadas na mão, sem saber para onde ir. O anime mostra muitas belas batalhas estre samurais, mas sem bolas de fogo, dragões ou coisas bizarras que normalmente aparecem nos animes japoneses.

Segundo: A música é fenomenal, é ela quem da o tom de cada episódio do anime. Inclusive é a trilha sonora que caracteriza o anime, e da a ele uma característica única, acredite você leitor ou não. Não vou escrever que estilo de música é, para que você possa ir atrás e se surpreender.

Terceiro: A história. Puta história bacana cara! É uma história até bastante simples, mas muito bem elaborada, com sentido, e com personagens interessantíssimos. Sem os personagens, a história não teria graça nenhuma.

Quarto: O anime tem bom humor. Ele não tenta ser sério demais, nem forçar piadas pra cima de quem assiste. O anime não TENTA ser engraçado, ele é engraçado porque os personagens são engraçados!

Quinto: Elementos históricos contemporâneos são usados no meio da história, fazendo várias referências a nossa cultura contemporânea no mundo daquela época. Pois sim, o anacronismo aparece no anime a todo momento, mas é proposital, e usado de maneira incrivelmente inteligente, com humor, toques de sarcasmo, e claro, muita inteligência nas cenas.

Sexto: Os episódios são bem estruturados, geralmente contendo inicio, meio e fim. Cada episódio é uma situação diferente, uma história diferente, mas que sempre faz a história progredir um pouquinho. Cada episódio é singular o que ajuda a não tornar o anime cansativo. Logo, sabendo que a história tem apenas 26 episódios, o anime progride num rítmo ótimo e com pouca enrolação, e muitos bons momentos.

Enfim, porra, o anime é bem feito pra caralho. Se você gosta de animes, e curte trabalhos onde tudo é realmente muito bem feito, porra, não deixe de assistir Samurai Champloo!

Boris Becker
Enviado por Boris Becker em 13/12/2014
Código do texto: T5067792
Classificação de conteúdo: seguro