SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO 1
Resenha crítica
QUINTÃO, A. Políticas Públicas Sociais: o desafio da integração. In.: Faculdade São Francisco. O Serviço social e a Política Pública da Educação. Espírito Santo: FSF, 2011.
O deputado estadual Andre Quintão, em seu artigo, chama a atenção de a população geral em apoio ao seu projeto governamental, a saber, a lei 1.297/03 que implanta nas escolas o serviço de Assistência Social. Para realizar esse fim, o político argumenta democraticamente acerca dos momentos atuais, falando da integração que deve haver entre os estados e municípios em relação à União. Além disso, a participação popular na resolução das questões sociais tem sua importância e diz respeito ao objetivo da elaboração do artigo supracitado. Segundo o autor, é a integração da federação e da sociedade que garante que os direitos constitucionais sejam acessíveis a todos, sem a qual isso não seria possível.
Dessa maneira, a educação como um desses direito é vista, especificamente pelo deputado como um dos mais relevantes no sentido de se poder exercer a democracia. Pois a escola, segundo ele, não é apenas o local de formação do cidadão, mas nela estão concentrados os problemas, os conflitos, limites, esperanças e possibilidade sociais. Nisso, pode-se destacar também que a escola é um lugar de diversidade. Nesse sentido, uma vez que o deputado prima pela integração e pela dialogicidade com o objetivo de garantir os direitos constitucionais, em especial, a educação, ele destaca o trabalho do Assistente Social. Pois é de competência desse profissional promover a mediação e a resolução dos problemas e dos conflitos sociais. Portanto, esses argumentos expostos pelo parlamentar, por si, constituem uma justificativa para que apresentasse a lei 1.297/03.
Neste importante artigo, pode-se destacar a atitude do deputado em apresentar e aprovar a lei 1.297/03, pois na área educacional a função do Assistente Social sempre foi necessária. Porque na falta deste, os problemas, os conflitos era legado aos profissionais de ensino, tornando-os sobrecarregados e tirando-lhes a oportunidade de se dedicarem verdadeiramente melhor as atividades educativas. Assim, com a prática dessa lei, o trabalho será mais bem direcionado as áreas de atuação específicas e, em consequência disso, supõe-se que haverá uma melhoria no processo educacional e na inclusão dos educandos na vida social.