SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO 5
Resenha Crítica
GOUVÊA, M. da C. M. O serviço social no espaço escolar. In.: Faculdade São Francisco. O Serviço social e a Política Pública da Educação. Espírito Santo: FSF, 2011.
Ao escrever seu artigo, Maria da C. M. Gouvêa mostra que a sociedade em geral, em sua formação escolar recebe a influência de diversas ideologias que ela as classifica em duas raízes: a liberal e a progressista. A primeira impede o indivíduo de se tornar sujeito, promove o individualismo e ofusca a realidade do sujeito; a segunda tem características contrárias a essa. Dessa forma, a razão pela qual a autora apresentou essas tendências é mostrar que o Assistente Social no exercício de suas atividades nos setores afins, mas principalmente na área educacional tende a se deparar com esse antagonismo de ideias. E, que, portanto, é relevante que esse profissional se interesse em conhecê-las, porque podem ter sido empregadas para formá-lo. Assim, dependendo do ponto de vista ideológico com que os profissionais de educação e, sobretudo, o Assistente Social trabalhará poderá contribuir para formar um cidadão consciente de sua realidade, dialógico e, portanto, preparado para exercer a vida social ou não. Dessa forma, sabendo disso, o Assistente Social estará mais bem preparado para exercer sua função. Todavia, a autora questiona a função do Assistente Social na escola, uma vez que nos inúmeros projetos comuns aos profissionais dentro da instituição escolar pode vir a se confundir. Para que não haja esse problema, ela comenta alguns trabalhos que competem ao Assistente no âmbito educacional: 1) desenvolver contatos com as famílias a fim de articular escola/grupos de pais ou responsáveis; 2) atuar juntamente com a coordenação a fim de evitar conflitos e possibilitar a implementação de ações que se complementem, porque o espaço escolar é uma espécie de micro sociedade; 3) orientar e acompanhar os alunos fora de sala de aula em suas dúvidas diversas, especialmente, nos que se refere à inserção deles no mercado de trabalho. Essas ações, segundo Gouvêa, têm dado bons resultados nas escolas em que os Assistentes Sociais estão presentes.
Deste excelente trabalho escrito por Gouvêa, pode-se destacar sua preocupação com a postura ideológica do profissional de Assistência Social, pois este irá atuar diretamente na formação de indivíduos para vida social. E, uma vez que a função desse profissional é integrar os atores da educação, promover o diálogo e a participação no processo educacional, seria um contra senso o Assistente Social assumir uma postura Liberal. Outra contribuição da autora foi o de traçar os limites entre os trabalhos pedagógicos e os do Assistente Social, porque, como o trabalho desenvolvido por esse profissional é justaposto ao do professor, do pedagogo, do coordenador etc. nota-se que os limites são ínfimos.
MENEZES, L. F. 2014