Resumo: Truculência na Internet
Marcelo Leite fala da indústria fonográfica processos judiciais contra pessoas que utilizam a internet para fazer downloads de músicas protegidas por direitos autorais.
Segundo ele isso é um passo rumo ao abismo, pois há processos judiciais contra pessoas que utilizam este tipo de recurso. Ele defende o direito autoral, mas também diz que há limitação. No caso da mania de fazer downloads de canções, ele lança uma questão: Como processar todas as pessoas que fazem downloads? Segundo o autor, são milhares de pessoas que utilizam desse recurso, não seria interessante ir atrás de tais pessoas.
Leite argumenta que não seria muito eficaz processar alguns usuários, só nos EUA são por volta de 60 milhões de criminosos. Marcelo acha que seria mais pudente entupir a Justiça com centenas de milhares de processos até que as pessoas que fazem downloads se sentissem intimidados. Outra ressalta feita pelo autor é que se tomarem a medida do processo os produtores e fabricantes de CDs perderiam possíveis compradores.
Marcelo diz ser interessante a postura tida por empresários de ir atrás dos usuários que participam da distribuição de canções e não dando tanta importância aos que fazem algumas cópias sem fins lucrativos. O problema é que a indústria é contra essa postura, apontando que a maioria faz isso sem fins lucrativos, mas por simples diversão, pois já se tornou prática social, uma forma de cultura. Segundo o autor tentar impedir isso pareceria como censura.
Marcelo conclui o artigo dizendo que os gênios do Marketing deveriam colocar a cabeça pra pensar na forma de ganharem dinheiro a partir de tais redes. Pois será difícil controlar está prática, já que o intuito é crescer o número de usuários fazendo downloads no mundo.