FUNDAMENTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS PARA EAD

RESENDE, Regina Lúcia Sartorio Marinato de. Fundamentos Teórico-metodológico para EAD. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2005. 10p.

Regina Resende é associada e membro da Associação Brasileira de Educação a Distância, com trabalhos realizados e algumas publicações escritas, entre elas o presente artigo.

O artigo Fundamentos Teórico-pedagógicos para EAD, de Regina Rezende, destaca a importância das diversas teorias psicopedagógicas para a educação a distância, tendo em vista que esta se dar levando diversos elementos que auxiliam na superação de paradigmas como tempo e espaço, outrora capazes de dificultar o ato educacional, agora passíveis de superação, desde que haja uma real interação que venha a proporcionar um ambiente propício para o ensino-aprendizagem, ou melhor ainda para o aprender a aprender.

O texto é formado a partir do tema fundamentos teórico-pedagógicos para EaD e uso das tecnologias educacionais, com uma abordagem coesa e baseada em uma pesquisa bibliográfica aguçada, a argumentação desenvolvida tem como colunas de suporte as teorias da concepção construtivista e sócio-interacionista, esta última fundamentada a partir dos estudos de Vygotsky e Piaget.

A obra apresenta apenas o resumo, o tema e a conclusão, sem expor subdivisões ou subtemas explícitos no decorrer de seu desenvolvimento, mas é perceptível pequenas separações para melhor realizar a argumentativa.

No primeiro parágrafo do desenvolvimento, a autora faz uma abordagem rápida sobre algumas concepções e afirma que a perspectiva construtivista é a mais viável para a prática de educação a distância. No segundo parágrafo apresenta-se o objetivo do trabalho, este tendo como enfoque a análise das teorias de concepção interacionista, uma vez que estas tentam explicar a ação recíproca entre o indivíduo e o meio, sendo que este meio na modalidade de EaD se realiza a partir da rede eletrônica necessitando de grande interatividade.

A partir do terceiro até o sétimo parágrafo há uma introdução sobre as concepções nas quais o texto busca apoiar-se, onde a autora ressalta a concepção interacionista e toda a necessidade de compreensão da mesma para observar como se dar o processo de aprendizagem do ser humano, onde se faz necessário que ocorra uma interação para melhor desenvolvimento do mesmo em atividades complexas (aprender).

Entre o oitavo e vigésimo primeiro parágrafo há uma maturação e desenvolver do tema acerca das contribuições de Vygotsky e Piaget, inerentes ao processo educacional, principalmente do século XX. Período este marcado por profundas mudanças impulsionadas pela revolução das tecnologias da informação (TIs), que propiciaram verdadeiras zonas virtuais de desenvolvimento proximal, sendo que segundo estes pensadores, o desenvolvimento intelectual humano se dar como uma sucessão de períodos e estágios, construindo a aprendizagem mediatizada pelo processo de interação entre o indivíduo e o objeto (ou meio), sendo efetivada a acomodação do conhecimento.

No parágrafo vigésimo segundo ao vigésimo quarto, o debate passa a ser voltado para o papel do discente enquanto sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem, e o papel do docente enquanto mediador na ação, este que provoca situações onde aquele deva iniciar o seu papel na construção do conhecimento, aprendendo a aprender. Tendo em vista a teoria construtivista como estudo que auxilia a compreensão de como o sujeito aprende, e não como método de ensino.

No vigésimo quinto e vigésimo sexto parágrafo, tem-se uma abordagem sobre a importância do ambiente voltado para apresentar subsídios para um bom desenvolvimento da aprendizagem, mormente na modalidade EaD, com enfoque construtivista.

A partir do vigésimo sétimo parágrafo até o término do desenvolvimento, desenvolve uma reflexão acerca do uso das tecnologias a partir da concepção construtivista como suporte e instrumento para um acréscimo da aprendizagem.

Na conclusão há apresentação das TIs como instrumentos culturais no processo educativo, onde estes favorecem a aprendizagem. Mas a autora ressalta que há necessidade do professor conhecer seu aluno e dos desafios ao utilizar as TIs, sendo necessário o conhecimento dos conceitos e ideias do Construtivismo e sócio-interacionista para lidar com as diferentes situações.

Um ponto é bem explícito no texto:

Se fundamenta nas ideias Construtivista e sócio-interacionista para o contexto da EaD, envolvendo o docente e o discente, ambos como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem, sendo que ao último deve ser voltado grande atenção, proporcionando ambientes, ferramentas (TIs) e técnicas que auxiliem no seu desenvolvimento.

Portanto, é preciso reconhecer a importância do texto, como também ser promovida a divulgação do mesmo no universo acadêmico, principalmente destinado a um público crítico, que demonstre interesse por conhecer a necessidade de interagir teorias para basilar práticas que venham a nutrir a modalidade EaD.

Ildebrand Gutemberg
Enviado por Ildebrand Gutemberg em 24/11/2013
Código do texto: T4585190
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