Nas trilhas da web: interação e desafios
Esse trabalho apresenta, de forma clara e objetiva, a perspectiva do ensino de leitura e escrita mediados pela mídia eletrônica. O trabalho com as ferramentas digitais, na maioria das escolas ainda não é uma realidade, sobretudo, em escolas públicas. Embora os referenciais curriculares proponham um ensino contextualizado e que leve em consideração as tecnologias de cada disciplina, isso não acontece, pois alguns limites impedem essa prática: falta de formação para os docentes, laboratório de informática com poucos computadores e acesso à internet limitado. Além desses fatores, há certo preconceito em relação à escrita, pois muitos afirmam que o estudante passa a fazer as redações utilizando marcas do meio eletrônico. No entanto, precisa-se entender que o meio eletrônico é uma realidade da qual não se pode fugir. Portanto, entender os mecanismos de uso da leitura e escrita mediados pelo uso das TICs pode favorecer práticas pedagógicas mais contextualizadas e que favorecem ao estudante interagir e auxiliar o estudante no meio eletrônico para ler e escrever, conhecendo as características de cada meio. Nessa perspectiva, algumas pesquisas sinalizam como algo positivo esse uso: Rojo (2012); Menezes (2010); Lemos (2010) e Santaella (2004, 2007, 2010). Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola pública, com 27 sujeitos de 3º ano do ensino médio, os quais faziam pouco uso ou nenhum de meios eletrônicos. As ferramentas utilizadas nesse processo foram o Blog e o Facebook. Os estudantes criaram blog e Facebook, neles postam assuntos do interesse deles, há uma troca de leitura e sugestão de mudanças e acréscimos de algo que um socializa com o outro. Os principais resultados já observados são: maior interesse em relação à leitura e à escrita, além de buscarem temas polêmicos da atualidade.Trabalho na integra disponível em:(http://www.lentuece.com.br).