Gol de placa
Diz-se gol de placa, quando este decorre de uma jogada, que foge ao comum chute ou cabeceada para as redes. Gols que geram homenagens ao feitor com uma placa naquele estádio, onde ocorreu a partida. O rei do futebol, Pelé, tem placas espalhadas pelo mundo devido sua genialidade como atleta.
Assim na partida Botafogo 3 x 1 Coritiba neste dia 05 de Setembro de 2013, no estádio Mario Filho (Maracanã), um jovem jogador de nome Hyuri recém-contratado de uma equipe pequena do Rio de Janeiro (Audax), encenou uma jogada de malabarismo com a bola e marcou um belíssimo gol para sua equipe. Jogada que fez lembrar o “anjo das pernas tortas Mané Garrincha”, que também defendeu esta equipe e selecionado brasileiro.
O jovem jogador negro, naturalmente de origem pobre de alguma comunidade carioca, estreava na equipe principal da agremiação. Em noite Iluminada, foi dele o segundo gol da partida. Em noite de estrelas sob os holofotes do Maracanã foi dele o terceiro gol, que mereceu a definição.
Mais importante do que o gol de placa foi o pontapé, que o jovem Hyuri pode ter dado em sua vida e carreira no futebol, o que poderá vir mudar a vida de sua família, como temos sido neste esporte, onde pessoas simples e pobres, com a arte no futebol, encantam o mundo e passam a receber fortunas com o uso das pernas. Caso como este serve de esperança e inspiração para garotos da periferia, que se lançam no futebol, como a mais próxima esperança de ascender na vida, uma vez que a educação escolar não tem sido prioridade nem permite sonhar, pela irresponsabilidade reinante dos governantes neste país, que já dura uma eternidade.
Assim o Hyuri se devidamente orientado será mais uma grata revelação brasileira, que será cobiçada e levada pelo futebol estrangeiro com ofertas de salários exorbitantes. É assim é que tem sido neste país do futebol, onde em cada canto há um campo, uma criança a correr cheia de sonhos de ser um craque do futebol e se isto não acontece, muitas vezes torna-se uma vitima da droga crack. Parabéns ao Hyuri pelo gol de placa. Corra para a galera garoto.
Toninho.
06/09/2013
Quem é craque nestas resenhas de futebol é o meu querido amigo Roberto Rego aqui do Recanto, mas ao ver a jogada não resisti. Assim me perdoa mestre Robertão.