Solução além do horizonte

A quantidade das necessidades do país é tamanha que dificulta o reconhecimento das possíveis soluções. Mas será que existe alguma?

Como resolver problemas cuja resolução reside além de inúmeros outros? Como definir a prioridade sem injustiças para com as outras questões?

Infelizmente não é possível saná-los a todos de uma vez, e alguma escolha ou sequência é imprescindível.

Saúde, educação e segurança carecem grandemente de verbas, pessoal, equipe, mas principalmente carecem de reformas. Reformas no âmbito administrativo, metodológico e gerencial. Esses setores estão saturados de “sobrenomes” e defasados de qualidade.

Resolver qualquer um dos problemas dos setores vai muito além do repasse de verbas.

A educação, como principal edificadora de qualquer outra profissão, é a chave mestra e a principal ferramenta de mudança e solução. Os outros setores merecem total atenção, mas tentar resolver todos de uma vez é desperdiçar verba e esforço, e pode inclusive caracterizar ou dar margem para atitudes tendenciosas e hipócritas.

Sejamos honestos que conquistaremos, talvez, o adjetivo de altruístas. O investimento na educação será para as próximas gerações. Afinal, consertar a educação não é somente aumentar os salários dos professores.

• Reestruturar a universidade e a forma como ela mostra como deve ser o ensino. A pedagogia ainda ensina os professores de hoje como os de anos atrás. As coisas mudaram, e o ensino precisa mudar também.

• Construção de novas unidades, muitas.

• Contratação de professores, muitos. Possuir sempre a quantidade suficiente para não saturar os outros.

• Entender e aceitar que a teoria é diferente da prática, adaptar o ensino à realidade.

• Aliviar os professores da carga excessiva e da teoria utópica.

• Dar respaldo aos professores, administrativo e legal.

• Mudar gestão ineficaz, reestruturar administração, substituir os “sobrenomes” e as tradições pela qualidade e eficiência.

• Inserir conteúdo útil ao ensino, como conceitos e funcionamento da política, leis e considerações importantes, aproximar o estudante desta temática, utilizando passado presente e futuro, em caráter municipal, estadual, federal e internacional.

• Capacitar os professores com conteúdo útil e que possa ser aplicado na realidade, e não algo que somente o papel aceite.

• Promover discussões interdisciplinares entre os professores, relacionando as matérias. Ao aplicar no ensino, os alunos poderão entender o que cada matéria influencia na outra, relacionando-as e compreendendo a utilidade de cada uma e assim dando o valor merecido e correto a todas.

Enfim, posso estar equivocado sobre como surtiriam os efeitos de cada modificação, mas ai cabe a discussão com a classe dos professores, tentando satisfazer às necessidades na educação e do educador.

Ainda assim falta muita coisa, pois é uma questão complexa e de difícil resolução. Não será do dia para a noite que as coisas mudarão; se, mudarão.

Mas, indubitavelmente, acredito que é na educação que reside a solução para o país.

Alexhbo
Enviado por Alexhbo em 18/07/2013
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