Solução além do horizonte
A quantidade das necessidades do país é tamanha que dificulta o reconhecimento das possíveis soluções. Mas será que existe alguma?
Como resolver problemas cuja resolução reside além de inúmeros outros? Como definir a prioridade sem injustiças para com as outras questões?
Infelizmente não é possível saná-los a todos de uma vez, e alguma escolha ou sequência é imprescindível.
Saúde, educação e segurança carecem grandemente de verbas, pessoal, equipe, mas principalmente carecem de reformas. Reformas no âmbito administrativo, metodológico e gerencial. Esses setores estão saturados de “sobrenomes” e defasados de qualidade.
Resolver qualquer um dos problemas dos setores vai muito além do repasse de verbas.
A educação, como principal edificadora de qualquer outra profissão, é a chave mestra e a principal ferramenta de mudança e solução. Os outros setores merecem total atenção, mas tentar resolver todos de uma vez é desperdiçar verba e esforço, e pode inclusive caracterizar ou dar margem para atitudes tendenciosas e hipócritas.
Sejamos honestos que conquistaremos, talvez, o adjetivo de altruístas. O investimento na educação será para as próximas gerações. Afinal, consertar a educação não é somente aumentar os salários dos professores.
• Reestruturar a universidade e a forma como ela mostra como deve ser o ensino. A pedagogia ainda ensina os professores de hoje como os de anos atrás. As coisas mudaram, e o ensino precisa mudar também.
• Construção de novas unidades, muitas.
• Contratação de professores, muitos. Possuir sempre a quantidade suficiente para não saturar os outros.
• Entender e aceitar que a teoria é diferente da prática, adaptar o ensino à realidade.
• Aliviar os professores da carga excessiva e da teoria utópica.
• Dar respaldo aos professores, administrativo e legal.
• Mudar gestão ineficaz, reestruturar administração, substituir os “sobrenomes” e as tradições pela qualidade e eficiência.
• Inserir conteúdo útil ao ensino, como conceitos e funcionamento da política, leis e considerações importantes, aproximar o estudante desta temática, utilizando passado presente e futuro, em caráter municipal, estadual, federal e internacional.
• Capacitar os professores com conteúdo útil e que possa ser aplicado na realidade, e não algo que somente o papel aceite.
• Promover discussões interdisciplinares entre os professores, relacionando as matérias. Ao aplicar no ensino, os alunos poderão entender o que cada matéria influencia na outra, relacionando-as e compreendendo a utilidade de cada uma e assim dando o valor merecido e correto a todas.
Enfim, posso estar equivocado sobre como surtiriam os efeitos de cada modificação, mas ai cabe a discussão com a classe dos professores, tentando satisfazer às necessidades na educação e do educador.
Ainda assim falta muita coisa, pois é uma questão complexa e de difícil resolução. Não será do dia para a noite que as coisas mudarão; se, mudarão.
Mas, indubitavelmente, acredito que é na educação que reside a solução para o país.