EMÍLIO SANTIAGO, nosso querido cantor brasileiro nos deixou.

nair lúcia de britto

 

Um dos grandes representantes da música popular brasileira, Emilio Santiago, nos deixou no dia 20 de março de 2013. Ainda bastante jovem, aos 66 anos de idade, cantou, dançou e fez planos de carreira poucos dias antes de partir; surpreendendo a todos.

Eu o assisti no programa da Globo, Encontro com Fátima Bernardes, apresentado na manhã de 4 de março, para o qual foi convidado a fim de participar do quadro De Volta ao Passado. Na ocasião ele esbanjou simpatia com sua figura agradável, relembrando vários episódios pitorescos de sua vida antes de se tornar um cantor famoso.

Contou ter tido uma origem simples e não imaginava que um dia seria um cantor. Que seu primeiro emprego foi de office-boy, com apenas 13 anos de idade. Mas o trabalho não o impediu de estudar.

Inspirado em seu padrinho, que era jurista, Emílio Santiago, sonhava em ser um diplomata. Foi por isso que cursou Direito, mas mudou a direção de sua meta assim que a idade adulta chegou. A carreira de cantor surgiu de improviso na década de 1970 e confessou que foi um presente que a vida lhe deu.

Emílio Santiago foi vencedor de diversos festivais de música, graças a sua bela voz, grave e suave ao mesmo tempo. Ele tinha preferência por cantar músicas românticas, MPB e samba. Lançou a “Aquarela Brasileira” no ano de 1988. Seus maiores sucessos musicais foram “Sampa”, de Caetano Veloso; “Anos Dourados”, de Chico Buarque e Tom Jobim; e “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Com “Só danço samba”, lançado em 2012, o cantor arrasou. Sua discografia conta com trinta álbuns e 4 DVDs. Recentemente, Emílio Santiago estava se apresentando em turnê em várias localidades do Brasil e pretendia realizar shows em cidades do Estado de São Paulo e do Rio.

Era carioca, nascido no dia 6 de dezembro de 1946. Deixou lembranças bonitas, com o seu adeus no bairro do Bota-Fogo, zona sul do Rio.
 

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 22/03/2013
Código do texto: T4202960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.