Esses meus dedos tagarelas
Bom, eu explico primeiro o porquê do título “ Esses meu dedos tagarelas”. Comecei a publicar meus textos agora no início de março/2013. O primeiro foi Uma história e depois outra. Sobre ele, um colega que também publica em Recanto das Letras, Cirineu Pereira fez um comentário no qual diz que meus dedos tagarelas definem meu estilo no que escrevo.
Daí a idéia de escrever este texto. Primeiro, eu não conheço a linguagem de Libra, mas gostaria de aprender. Mas eu sei que os dedos falam. Tenho cinco netos. Estevão de seis anos, Nicole quatro anos, as gêmeas Valentina e Olívia de um aninho e sete meses e a caçulinha Raquel de um aninho. Vou utilizar os dedos com as gêmeas, idade das artes. Quando crianças nossos pais também usaram os dedos para nossa comunicação. O que podemos transmitir pra elas, claro que é uma comunicação pequena, mas dá resultado.
Os nomes dos nossos dedos, acredito que todos sabem: polegar, indicador, maior de todos, anular e seu mindim Se elas vão correr perigo, com um ferro de passar, com uma tomada, subir em uma cadeira ou algo assim, a mãe com o indicador em riste, balança pra lá e pra cá, e eles entendem, sacodem as cabecinhas e dizem “ não”. Quando vem me visitar, aqui tem dois cãezinhos, o pai usando os dedos faz com que elas aprendam a chamar os “ til til”. Se, perguntarmos, quem vai cantar Aleluia? Levantam as mãozinhas com os dedos espalmados e giram pra lá e pra cá. Quem tirou a roupa da boneca? Ao mesmo tempo uma aponta o dedo pra outra. Onde está Papai do Céu? Apontam o indicador pro Céu. Quantos aninhos? Levantam o dedinho.
Posso dizer que vocês já viram de todos esses exemplos que eu citei. Mas agora tenho o conhecimento de outras representações que nossos dedos são realmente tagarelas. Aprendi há pouco tempo. Tive uma visita em minha casa de uma Missionária de Angola, pertence à APEC, Aliança Pró Evangelização das crianças. O nome da Missionária é Avelina. Contei pra ela sobre meus textos e inclusive sobre o comentário recebido. E ela viu que devido a uma doença que carrego comigo, mal posso utilizar meus dedos, digitando apenas com o indicador direito.
Começou a me explicar sobre a importância dos nossos dedos na linguagem dos Cristãos.
Vamos lá ver como é isso: Espalme sua mão direita.
Feche os demais dedos e aponte o polegar para si.Representa a segunda-feira dia de orar por mim, pelos meus amigos e familiares.
Indicador representa terça-feira representa os pregadores, quem fala de Deus, Pastores, Padres e Líderes.
Maior de todos, dia de orar para as autoridades, líderes do Governo, Juízes.
Anular, representa quinta-feira, orar pelos enfermos.
Mindim, sexta-feira dia de orar pelas crianças.
Espalme novamente as mãos. Feche os demais dedos, aponte o polegar para o Céu. Deus é bom! Criador e Santo ( Jeremias 31.3 )
Indicador afastado do polegar, os outros fechados, representa o pecado ( Romanos 3.23)
Junte os três dedos do meio, Jesus na cruz entre os ladrões, sendo o indicador o ladrão que se arrependeu, o maior de todos Jesus, o anular o ladrão que não se arrependeu. ( I Coríntios.15.3,4).
Mindim representa a criança, os novos convertidos que devem ler a Bíblia, orar e ir à Igreja. ( João 1.12)
Como já informei de início, não sei a linguagem de Libras, mas aprendi que nossos dedos são capazes de transmitirem uma mensagem maior, a mensagem de Deus.
Espero que gostem destes dedos tagarelas que está aprendendo a ler a Bíblia, pois sou nova convertida.
Vó Didi
Citações da Bíblia Sagrada