GLOBO REPÓRTER, cidades pequenas mostram, com alegria, exemplos de qualidade de vida e cidadania.
O programa Globo Repórter (rede Globo) abordou um tema extremamente curioso de cidades do interior de São Paulo que equilibram crescimento e qualidade de vida; e outras de outros Estados do Brasil.
A cidade de Triunfo com suas serras e vales se destacam da região da seca, em Pernanbuco. No interior de Santa Catarina, a cidade de Treviso parece um pedacinho da Itália, com muita paz e tranquilidade.
No Rio Grande do Sul, o nome da cidade já diz tudo: Feliz. Lugar agradável onde se joga conversa fora e ao mesmo tempo se ouve o sanfoneiro, feliz. Já Primavera do Leste (MT) é a terra das oportunidades, mas de vida igualmente pacata.
No interior de São Paulo, vinhos artesanais (herança dos imigrantes europeus) são feitos das uvas cultivadas na cidade de Vinhedo. E que uvas!!!! E, em Trabiju, com um salário-mínimo, o morador compra sua casa própria.
As ruas são alfaltadas, bem limpas, o transporte e os remédios são gratuitos. Lá as pessoas dormem de portas abertas, são honestas e pagam suas contas em dia. Além disso, todos são amigos, solidários entre si e se respeitam.
Jorge da Silva, funcionário público, assim que se aposentou mudou-se da Capital para morar em Trabiju. Quando a reportagem da Globo lhe perguntou: “O que é felicidade?” Ele respondeu:
“É a saúde, o amor, o respeito pelos outros e um lugarzinho desse daqui!”
O aposentado falou pouco mas falou tudo que cidades mais “desenvolvidas” precisam ouvir. Porque é triste de se ver o que acontece em algumas localidades ditas mais adiantadas.
Além da criminalidade, o visual das ruas é péssimo. Joga-se lixo na rua ou na porta da casa dos vizinhos. As calçadas são esburacadas, desniveladas, e a dificuldade de andar é imensa. Outro dia, eu vi uma idosa andando com muita dificuldade pelo meio fio porque não conseguia andar na calçada.
Os médicos alertam: “Para ter saúde é preciso caminhar!” Mas como? Se falta piso e ciso.
Com todos esses problemas não há dinheiro que traga felicidade. Por isso eu parabenizo o Globo Repórter pelo belo exemplo mostrado. Chegou em boa hora!