ALDEIA TUPINAMBÁ
Os canibais brasileiros foram extintos no início da colonização. Na época do descobrimento do Brasil, os tupis ocupavam todo o litoral brasileiro. Em aproximadamente um século eles foram extintos, principalmente por doenças, transmitidas pelos Jesuítas, outros foram integrados e convertidos ao cristianismo. A Aldeia Tupinambá, era constituída pelos Tupis que se aliaram aos franceses. Os Tupiniquins, eram os seus inimigos históricos, estes se aliaram aos portugueses. Falavam a mesma língua e tinham hábitos semelhantes.
A aparência dos homens usavam cabelo curto, deixando uma calva. Na infância faziam um furo no lábio inferior e introduziam um pau ou pedra. As mulheres quando passavam a menstruar tinham o cabelo raspado e recebiam cortes nas costas, pintados com jenipapo.
Em tupi xerimbabos significa minha coisa querida. Eles não domesticavam animais. Tratavam os bichos de estimação com afeto. Seus animais de estimação eram: araras, papagaios, macacos, porcos e quatis filhotes, os quais os pais morreram na caçada.
Paliçada eram troncos de madeira de 2,5 m que eram usados na confecção de fortalezas ao entono da aldeia, eram colocadas bem juntas, evitando assim que passassem flechas. Em algumas toras havia crânios com o objetivo de espantar os inimigos.
Maloca era um tipo de moradia sem divisão, que abrigava até três núcleos familiares. Tinha o formato abobada, com o teto feito de palhas de palmeiras, media de 4 a 5 metros de largura por 45 de comprimento e 3,5 m de altura.
Os tupis cultivavam mandioca,cabaças, tabaco, algodão, urucum e jenipapo. As mulheres tinham a responsabilidade de cultivar, cozinhar e fabricar vasilhames. Era responsabilidade delas também, fabricar o cauim, bebida alcoólica de mandioca, milho, frutas e saliva.
A antropofagia é um ritual de consumir uma parte ou varias de um ser humano. Quando capturado o prisioneiro era hostilizado por mulheres e crianças. Depois tratavam o bem, davam lhe uma esposa e uma rede para dormir. A antropofagia não era um tipo de alimentação, mas um ritual. Os índios acreditavam que desta forma estariam vingando seus guerreiros, além de assimilar as qualidades dos inimigos. A etimologia da palavra antropofagia é antropófago.