Resenha Crítica
Resenha crítica sobre o artigo:
A ética como parâmetro analítico das práticas institucionais de atenção psicológica na assistência social. Dr. Silvio Benelli
O presente artigo tem como objetivo identificar as características operacionais que possam ter um comprometimento ético em se tratando da execução dos trabalhos desenvolvidos por psicólogos e outros profissionais que prestam seus serviços na área da assistência social, tendo como referência uma visão institucionalista. Segundo o autor, esse é um tema que não recebe a devida atenção por parte daqueles que estão envolvidos em situações onde a assistência social é apresentada como um instrumento importante para amparar , principalmente no que diz respeito as questões psicológicas, os indivíduos das camadas sociais desfavorecidas, as classes populares. O autor coloca em suas observações os desvios de propósitos, que vão da incompetência do profissional até a falta de interesses , ou cinismo e má fé por parte desses trabalhadores cuja a atuação é considerada , em muitos casos, como simplista, sem um conhecimento de causa, e que prevalecem os conceitos pré-estabelecidos , e considerados superficiais, sem um aprofundamento nos problemas existenciais, ou subjetivos desses indivíduos analisados- completa.
Pois é, a temática desse artigo, a ética nas relações dos trabalhadores da assistência social com as pessoas bastantes necessitadas, visto de qualquer ângulos, é abordada pelo autor com muita propriedade, onde ele começa colocando os parâmetros que estabelecem a postura ideal para a atuação nesse contexto profissional e humanístico ; daí, há vários itens a serem observados, sejam políticos, jurídicos, ideológicos, etc. Mas é exatamente na filosofia - Foucault, que ele dá início ao seu pensamento sobre o tema e que vai ser desenvolvido ao longo do artigo: “ as pessoas sabem aquilo que elas fazem; frequentemente sabem por que fazem o que fazem; mas o que ignoram é o efeito produzido por aquilo que fazem “; e segue com a psicanálise –Freud , Lacan; quando refere-se aos trabalhadores nessa área, afirmando que as vezes, eles não possuem a capacidade de medir as consequências de suas palavras, os efeitos que elas podem produzirem.
E o autor vai ressaltando as possibilidades das práticas em que pode haver uma conduta ética: a tutela, a ação social, a interlocução, e por aí em diante. Então, ele vai associando os modelos éticos com a questão do procedimento que cada profissional, em sua respectiva área de atuação, pode empreender. Principalmente, a ética do cuidado, que é concebida pelo autor como uma atitude cristã: a caridade. E nesse contexto ele questiona qual seria a ética oportuna , ou seja, de acordo com as circunstâncias, qual o tipo de ética para aquele momento, para aquela situação. Ao passo que o assunto vai sendo abordado, vão aparecendo as ciências humanas e sociais que estão inseridas nesse estudo, tais como, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Direito e outras. E que os referidos profissionais dessas áreas do conhecimentos , possam interligassem em seus saberes e seus procedimentos de trabalhos para desenvolverem essas políticas públicas, onde as partes envolvidas consigam obter um resultado satisfatório.
É evidente, que um trabalho como esse do “ Dr Benelli’ , é importante que ao analisarmos, compreendamos os aspectos mínimos das observações, que o autor faz , em se tratando do aprofundamento das suas convicções científicas ou intelectuais que estão sendo apresentadas e correlacionadas ao tema inicial que é a ética nas situações citadas, e que , pode muito bem estendermos esses pontos de vistas , e até mesmo procurar compreendê-los dentro de uma visão subjetiva, onde poderemos identificar elementos que podem contribuir para a resoluções de problemas no nosso campo de atuação, no meu caso a pedagogia. E estamos diante da saúde mental, que obviamente, manifesta-se no comportamento do individuo que está ao nosso lado. Podemos ver isso na ética da interlocução, e nesse caso o autor nos explica, como deve-se agir para que possamos lidar com essas situações ; daí o autor cita a pedagogia renovada, como um exemplo de um encontro normal entre pessoas que podem ser colocadas de igual para igual; com isso , a possibilidade de compreensão de alguns conflitos existenciais, dramas pessoais, tendem a ser resolvidos de forma relacional. Penso que o Benelli está referindo-se a uma prática educacional dialogizante. E entre outras atividades profissionais inseridas nesse trabalho com o objetivo de cuidar do psicológico das pessoas, pode-se também utilizar-se dessa forma de comunicação , onde os interlocutores exponham suas vivências , aflições , angústias, etc. Daí, há uma interação, talvez , até uma identificação de suas respectivas dificuldades pessoais e emocionais.
Ainda sobre a pedagogia renovada, iremos encontrar na pág. 8; 2º parágrafo, a psicologia envolvida com esse modelo pedagógico, e dando o suporte necessário para estudar a dimensão psíquica do ser humano. Isso implica afirmar que a evolução da sociedade está relacionada com a evolução de cada indivíduo. O papel individual ganha importância nesse contexto social. E na pág. 11, o autor faz referência a educação popular , a dialética freiriana, com a suas propostas de mudanças sociais através de um aprendizado em que o conhecimento prévio do aluno ,suas vivências ,o ambiente onde está envolvido, tudo isso é utilizado em seu desenvolvimento educacional; partindo do pressuposto que há mais possibilidades desses indivíduos se tornarem pessoas conscientes da realidade que os cercam; e como cidadãos críticos terão a incumbência de construir uma sociedade mais comprometida com a “ética”, em suas características mais perceptíveis na transformação social e política, e o autor aborda o liberalismo, colocando o homem como possuidor de uma natureza universal, racional. E as diferenças de identidade seriam particular e pessoal. E os bens conseguidos por esses indivíduos , caberiam apenas a eles administrá-los.
Bom , eu cheguei a conclusão que Benelli distribui os temas de forma em que o leitor tem que estar atento aos mínimos detalhes, evidentemente, para uma análise mais aprofundada ,e esse trabalho requer bastante preparo , erudição, que eu ainda não me atrevo a dizer que possuo, mas vamos em frente, aprendendo, aos poucos, com a vontade de acertar. Continuando, eu “percebi” o destaque que ele dá à ética do cuidado, que o denomina da ética da compaixão. No campo da saúde mental o sofrimento chama atenção, e faz com que essa situação cause um sentimento de maior solidariedade. O autor, como já foi dito, associa esse tipo de ética à caridade, a caridade cristã, em especial. Portanto, o autor, numa perspectiva psicanalítica, afirma que os trabalhadores , ao praticar essa ética, está assumindo , também , um compromisso moral. E o propósito de ajudar ao próximo prevalece, superando a frieza da técnica, e é um conceito que o autor classifica como fundamentado na ética cristã. Vamos encontrar muitas situações que não vejo possibilidade de uma explanação mais detalhada por falta de argumentos técnicos, e claro, estou resumindo minhas convicções sobre o artigo, que convenhamos, é de altíssimo nível, e que desafia, digo sem medo de errar, qualquer estudioso, a sintetizá-lo, mantendo-o as riquezas dos detalhes apresentadas pelo autor. Portanto, as minhas observações, obviamente, estão de acordo com a minha capacidade analítica, que ainda está em desenvolvimento.