BIG BROTHER,
outra aula de deseducação?
nair lúcia de britto
Big Brother significa Grande Irmão. E o que significa grande irmão? Um irmão simplesmente grandão? Ou um irmão grandioso por suas qualidades como: integridade, respeito, compaixão, profissionalismo, cortesia e sensibilidade.
No caso desse programa de televisão acho que “Big Brother” é um irmão grandão. O programa tem grande audiência porque é hilário, tem cenas disparatadas, quer dizer cenas destituídas de razão e de bom senso. O programa torna-se engraçado por isso chama a atenção da garotada; porque, inclusive, tem outro aperitivo irresistível: as bandas de música. Os participantes, claro, começam a dançar e dançam muito bem. Mas, com exceção das bandas, danças e brincadeiras, parece-me uma aula de deseducação. Que tal, não dar ao Big Brother o melhor significado da palavra?
Em geral, frequentemente ouve-se falar da necessidade de Educação, mas como é que os pais e professores conseguem educar com tantas aberrações veiculas pelos meios de comunicação?
Quantas vezes, com o contrôle remoto da tevê, procuro um bom filme e me deparo, de repente, com uma cena de filme pornô ou de extrema violência! Mudo de canal, é simples! Mas será que as crianças e os adolescentes fazem o mesmo? Claro que não! Eles são curiosos, o que é perfeitamente normal, e ainda estão em fase de formação.
Com o que existe hoje no mundo, professores e pais estão remando contra a maré, o que é terrivelmente exaustivo. Isto porque existe um grande equívoco quanto ao que significa Liberdade de Expressão, isto é: ter o direito de manifestar uma idéia própria visando o bem comum, para ser avaliada e posta em discussão.
Pelo amor de Deus, Liberdade de Expressão não é ensinar violência nem promiscuidade! Enquanto não for tomada uma medida séria contra o crime da deseducação, em qualquer parte do mundo, haverá falhas no sistema educacional.
Não basta prédios suntuosos ou aumentar o número de Escolas. Uma boa Educação se faz com professores valorizados, bem preparados, estimulados, respeitados e bem remunerados. E principalmente com alunos que possam receber primeiro uma boa educação em casa; para, depois, estarem aptos a receber todo o aprendizado necessário, na Escola, a fim de formar o futuro cidadão.
Ilustração: Um bom trabalho em aquarela, que o artista brasileiro Gleidson Araújo fez baseado no trabalho de Alex Rose.