AS PESSOAS FAZEM A DIFERENÇA

“O mais valioso entre todos os capitais é aquele investido em seres humanos”. Alfred Marshall

No texto proposto encontra-se a citação de que Alfred Marshall tenha afirmado esta frase à cima citada, o que me impressiona é que desde aquela época já haviam passado a compreender a importância das pessoas nas empresas, e mesmo após várias décadas a maioria das empresas não valorizam esse grande potencial que têm em suas mãos. A proposta feita pelo texto é simples e clara, mas façamos uma análise mais profunda desta suposta adequação em nosso país;

Sabemos que o Brasil não era considerado um país desenvolvido, o fator mais agravante desta realidade adivinha da educação, pois existia um nível alto de analfabetismo. Com isso, o país passou a estabelecer nas escolas a educação continuada, onde os alunos não reprovariam mais e logo, “poderíamos ser considerados um país desenvolvido”. Mas ainda assim, encontraram obstáculos, pois mesmo não havendo reprovação nas escolas, passou a aumentar o numero de evasões, os alunos simplesmente abandonavam a escola. Então, o país teve uma ideia genial “Bolsa Família” uma ajuda de custo mensal para famílias pobres, mas que para que elas pudessem ser beneficiadas precisariam que seus filhos estivessem matriculados e com frequência escolar. Assim o Brasil passou supostamente a ser considerado um país mais desenvolvido, já que os alunos passaram a não reprovar de ano e não faltarem às aulas.

Sejamos realistas, tudo isso não passam de estratégias, afinal a educação de hoje é considerada uma instituição falida, onde este sistema controla as pessoas. Pensem bem, se eu formar pessoas e passar a desenvolvê-las como realmente deve ser, elas poderiam passar a ter “ideias”, “opiniões” e “ações” inadequadas para nossa cultura e com isso seria muito mais difícil de “convencê-las” a engolir tanta asneira como acontece na realidade brasileira.

Em suma, estou totalmente de acordo com o texto apresentado por Maia júnior (2012), mais não creio que a minha opinião seja tão importante para muitas empresas e para o nosso país, assim como é para nós, pessoas que procuram constantemente o desenvolvimento pessoal e profissional.

Fonte: MAIA-JUNIOR, H. (03 de 10 de 2012). As Pessoas fazem a Diferença. Acesso em 20 de 10 de 2012, disponível em EXAME.com: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1025/noticias/as-pessoas-fazem-a-diferenca