Análise sobre diferenças e semelhanças entre o filme “Romeu e Julieta” de Franco Zefirelli, e o romance “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco.

Análise sobre diferenças e semelhanças entre o filme “Romeu e Julieta” de Franco Zefirelli, e o romance “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco.

No filme Romeu e Julieta de Franco Zefirelli e a obra amor de perdição do poeta Camilo Castelo Branco, de fato existem semelhanças e diferenças contidas em cada história.

Encontra-se nas duas histórias um amor verdadeiro e esperançoso que pelo fato de existir uma vontade muito grande dos casais viverem suas vidas desfrutando desse amor, mas algo que coincide nas histórias, o que os impede de viver esse amor, é justamente a rivalidade de suas famílias.

No romance entre Simão e Teresa, na obra “Amor de Perdição”, a comunicação é através de cartas demonstrando sempre a vontade de viverem juntos, mas que apesar disso, não tinham a presença real entre eles. A família de Teresa a incentivava a casar-se com outro homem que não fosse Simão, porém a mesma, não aceita e acaba sendo colocada em um convento para ficar longe de Simão.

Já entre Romeu e Julieta a comunicação era através de recados, e que ambos chegam até casar-se, mesmo que escondido de suas famílias, A família de Julieta também pretende casar sua filha para manter-se longe de Romeu. Essa rivalidade das famílias faz com que o final das historias apresentarem semelhanças.

Após matar o primo de Teresa, Simão é preso, mas seu pai consegue que sua pena seja de dez anos na índia, e diante então parte viagem. Com essa noticia e vendo isso acontecer, Teresa morre, e Simão durante a viagem adoece, mas dias depois morre também, sem terem a oportunidade de viverem juntos.

No outra historia, Julieta sendo forçada a casar-se, é instruída pelo padre a tomar certo remédio, que a fará dormir fazendo sua família pensar que ela morreu, e assim quando mais logo despertara do sono, poderá encontra com seu amado que será comunicado de todo esse “fingimento”, mas não é o que acontece de fato, pois Romeu recebe a noticia da morte de Julieta sem saber que não é verdade, vai ate onde seu corpo estar, e suicida-se tomando um veneno, e quando desperta do sono, Julieta vendo seu amado morto, também se mata com um golpe de punhal.

Portanto, em ambas as histórias, os casais apesar de viverem esse amor loucamente, com muita esperança e um imenso sofrimento, não conseguem o tão sonhado momento de viverem juntos e ambos acabam com o final triste e com suas mortes separando-os definitivamente.