Exposição Imaginários Urbanos da América Latina
As fotografias da Exposição "Imaginários Urbanos da América Latina"(SESC IPIRANGA/2003)representaram fatos reais do cotidiano urbano de países como: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Uruguai.
O cenário urbano, visualmente é semelhante entre os países latinos. A pobreza e a desigualdade estiveram em foco em todos os centros urbanos. Em São Paulo: roupas secam sob a mureta de uma rua, uma baiana joga búzios, camelôs vendem comida e objetos nas praças; há sujeira para todo lado em Montevidéu; mendigos e pombas habitam as ruas de Bogotá.
Nas ruas existem também as coisas boas de se ver: garotos jogando o tradicional futebol; artes de rua, como o grafite de um tigre em Bogotá; os "robôs" e as estátuas humanas em Buenos Aires; além das vistas panorâmicas que alguns fotógrafos conseguiram "captar" através das lentes de suas câmeras.
Já em vídeo pode-se ressaltar o documentário "Ita o quê ? A vida dentro do perimetro", feito por estudantes da ECA/USP. O documentário mostra a "visão" de habitantes da pacata cidade de Itaquacetuba, interior de São Paulo. Foram entrevistados dois adolescentes, um homem por volta de trinta anos, um senhor e uma senhora idosa. Através da análise de árvores genealógicas, as pessoas comentaram sobre seus parentescos: a maioria descendentes de portugueses e italianos. As pessoas descreveram sua situação econômica atual, recordam o passado e revelam seus planos para o futuro.
No decorrer do documentário, as pessoas mais velhas recordam como a cidade fora construída: "em cima do morro de uma antiga aldeia". As pessoas locomoviam-se de São Paulo até Itaquacetuba de charretes ou trem e as mercadorias eram levadas de barco até a cidade. Haviam festas como a Festa do Divino e as crianças brincavam de rodar pião.