ABRAHAM LINCONL


No Dia da Consciência Negra, vale a pena rememorar Abraham Lincoln, político estadunidense e 16. presidente dos Estados Unidos. De origem simples nunca pertenceu a nenhuma religião. Em vez disso dizia:
Quando pratico o bem, sinto-me bem. Quando pratico o mal, sinto-mal; eis a minha religião.

Evitava caçar e pescar porque não gostava de matar animais. Na aldeia simples onde ele morava eram escassos livros e papéis. Ele mesmo costumava dizer que seus estudos eram saber ler e escrever e fazer as quatro operações. O único livro que seus pais possuíam era a Bíblia e Linconl estudou-a com afinco.

Sozinho, ele resolveu mudar-se para uma outra aldeia no estado de Illinois, onde passou a trabalhar como balconista de uma loja. Viveu seis anos em New Salem onde passou a ser agente postal.

Quando decidiu estudar Direito, formou-se advogado estudando em livros que lhe eram emprestados. E sua atuação profissional nesta área tornou-o conhecido em todo estado de Illinois.

Em 1834 foi eleito deputado por Illinois, cargo que exerceu até 1840. Quatro anos mais tarde passou a ser membro do Senado até o ano de 1848. Ocasião em que também foi eleito para fazer parte da
Câmara de representantes Federal.

Linconl atuou no Congresso, mas de repente perdeu todo o prestígio que conquistara quando se opôs às idéias do presidente James K Polk, culpando-o pela guerra com o México. Incompreendido Linconl abandonou a política para exercer novamente a profissão de advogado.

Mas, em 1854, uma mudança na política nacional com relacionada à escravidão o trouxe de volta. Opunha-se à intenção do senador Stephem A Douglas que pretendia derrubar o “Acordo do Missuri” , o qual proibia a escravidão. Linconl então desafiou-o para uma série de debates sobre o assunto.

Apesar de ter perdido as eleições, Linconl voltou a se destacar.
Fato que possibilitou sua candidatura à Presidência em 1860. Mas vários opositores de Linconl não concordavam com a sua posse para a presidência; o que ocorreu em 1861.

Em protesto ao sucesso dele, sete estados do sul retiraram-se e, logo depois, outros quatro. Estes estados formaram os Estados Conferados da América. Apesar de todos os esforços do presidente para uma conciliação, sua posse provocou a guerra civil americana. Linconl enfrentou a crise energicamente e, mesmo perdendo várias batalhas, nunca se deixou abater.

Em 22 de setembro de 1862 publicou a proclamação que concedia a liberdade aos escravos dos estados confederados; abrindo caminho para que a abolição da escravatura ocorresse em todo país.

Linconl previu sua morte, três dias antes de morrer, num sonho.

Quando ele morreu, estava num teatro assistindo uma peça. Um dos seus inimigos, aproveitando-se do som dos risos da platéia, numa cena engraçada, adentrou no camarote do presidente e, covardemente,
deu-lhe um tiro, à queima-roupa.


Pensamentos de Abraham Linconl:

“Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo: mas não vos será possível enganar sempre toda a gente.”

“Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar transforma os homens em covardes.”


“Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem seu consentimento.”

“A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades.”

“Se a escravatura não é má, nada é mau.”


Fonte de pesquisa: Wikipédia.
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 19/11/2012
Código do texto: T3994237
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.